Sobre a Revista

Foco e Escopo

Processo Editorial

Processo de Avaliação pelos Pares

Periodicidade

A partir da edição de 2023, a Revista de Atenção à Saúde, visando dar mais agilidade à publicação de artigos, passa a adotar a modalidade de publicação em fluxo contínuo com a disponibilização de artigos em um volume único por ano, sem deixar de cumprir com todos os critérios de avaliação e editoração, dentro dos padrões éticos e morais estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais de publicação de periódicos pela Internet.

Essa modalidade de publicação garante mais celeridade ao fluxo de publicação, beneficiando os autores e leitores que não terão que aguardar o fechamento completo de uma edição para acessar o artigo. 

Política de Acesso Livre

Ética em Produção Científica

Arquivamento

Sponsors

Fontes de Apoio

Histórico do Periódico

Protocolo de interoperabilidade

Indexadores

Editora

Foco e Escopo

A Revista de Atenção à Saúde é uma publicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS que possui a missão de divulgar o conhecimento da Interdisciplinar, com visão na abordagem multiprofissional e /ou translacional. Dessa forma, permite-se a existência de várias perspectivas teórico-metodológicas, como os princípios da atenção primária e secundária à saúde  e ensino em saúde, com o intuito de fomentar a produção e discussão científica no âmbito da promoção, na prevenção, no tratamento e na reabilitação no processo de saúde-doença, tanto no âmbito individual quanto coletivo.

Processo Editorial

Os artigos submetidos à RAS que atenderem às normas de submissão serão avaliados por dois avaliadores ad hoc, na forma double blind review.

O Fluxograma do Processo Editorial está no link a seguir :

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/libraryFiles/downloadPublic/59

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. Os artigos originais submetidos à Revista de Atenção à Saúde que atenderem às normas de submissão serão avaliados por dois pareceristas ad hoc na forma de double blind review (às cegas).
  2. Cada artigo é analisado por, pelo menos, dois revisores, sendo avalisado pelo editor específico da área.
  3. Os editores trabalham de maneira independente e fazem parte da comunidade acadêmico-científica.
  4. Os revisores permanecerão anônimos aos autores, assim como os autores não serão identificados pelos revisores por recomendação expressa dos editores. 
  5. Os editores coordenam as informações entre os autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores.
  6. Quando aceitos para publicação, os artigos estarão sujeitos a pequenas correções ou modificações que não alterarão o estilo desenvolvido pelo autor.
  7. Quando recusados, os artigos são acompanhados por justificativa do editor e poderão ser submetidos novamente para edições posteriores, porém numa nova submissão.
  8. Os artigos  submetidos à RAS serão processados gratuitamente para os autores.

Periodicidade

A Revista de Atenção à Saúde é uma publicação semestral e apresenta, como linha editorial de artigos, a seguinte divisão:

  1. Artigos originais: Texto com introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusões, sistematicamente relatados, que apresentem novas informações resultantes de estudo delineado segundo metodologia de pesquisa científica.
  2. Artigos de Revisão: Texto com introdução, desenvolvimento, com ou sem setores determinados pelos autores, discussão e conclusões, que poderão ser do tipo Revisão de Literatura (síntese atualizada de assuntos bem estabelecidos, com análise crítica da literatura consultada e conclusões)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ética em Produção Científica

A RAS prioriza a originalidade e relevância nos trabalhos publicados.E, para garanti-las são feitas verificações com auxílio de sistemas automatizados de análise de autoria.

O zelo e a lisura na observação de altos padrões de comportamento ético, para todas as partes envolvidas, são fatores cruciais para a isenção e preservação da qualidade dos artigos publicados na RAS. Com o propósito de alcançar tais padrões, este periódico se reserva o direito de:

a) Utilizar o software de verificação de plágio CrossCheck, desenvolvido pela iThenticate, por iniciativa da CrossRef, para verificar o nível de semelhança, conflitos de autorias e autenticidade dos artigos originais enviados, antes mesmo do Deskreview. Dependendo do nível de semelhança, o artigo poderá ser rejeitado, à priori;

b) Artigos oriundos de TCCs, Dissertações e Teses, embora tenham tolerância maior, quando submetidos ao “iThenticate”, devem apresentar referência à obra original;

c) Investigar, em caso de denúncia ou detecção própria de fraudes em pesquisa, submissão ou publicação duplicada, e tomar medidas cabíveis, que incluem: tirar o artigo do site da revista, suspender a publicação e, em caso de dupla publicação, notificar a revista que acolheu o artigo e, em caso de plágio, eventualmente, notificar o autor original.

 Deveres dos revisores (avaliadores)

- Atitude contributiva e respeitosa à obra e aos seus autores;

- Sigilo em relação aos dados descritos no artigo;

- Zelo na aplicação do rigor cientifico típico da escrita científica e da norma de elaboração aplicada pela RAS;

- Clareza no apontamento das falhas do artigo sob sua análise; e; sempre que possível, proposição de fontes que possam atualizar ou valorizar a pesquisa apresentada.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

PKP PN: https://pkp.sfu.ca/pkp-pn/

The Keepers: https://portal.issn.org/resource/ISSN/2176-5308

Sponsors

Revista Brasileira Ciências da Saúde - USCS

RBCS

Rev. Bras. Ciên. Saúde

Rev. Bras. Ciên. Saúde /Revista de Atenção à Saúde

Rev. Atenção Saúde

Fontes de Apoio

Agradecemos nossos editores nacionais e internacionais pela apreciação dos artigos publicados na Revista de Atenção à Saúde (RAS)

Histórico do periódico

USCS lança Revista de Atenção à Saúde (RAS) - ISSN 1678-054x (versão impressa) e ISSN 2359-4330 (versão online) no ano de 2014.
A publicação é uma continuação da Revista Brasileira de Ciências da Saúde, com alterações em seu foco, política e nomenclatura.

A Revista Brasileira de Ciências da Saúde – RBCS é uma publicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que tem como missão divulgar o conhecimento científico na área das ciências da saúde. Com cerca de doze anos de existência, a revista acaba de passar por uma reformulação, passando a se chamar Revista de Atenção à Saúde (RAS). A primeira edição já está disponível em http://seer.uscs.edu.br

Segundo o editor chefe da publicação à época Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício de Brito, as mudanças buscam atender novas demandas no campo da pesquisa “Temos observado que, a cada ano, há maiores exigências no âmbito nacional e internacional, no que diz respeito à divulgação pela comunidade científica. Assim, é preciso criar condições e estratégias para intensificar e garantir a qualidade de nossas publicações. Existe a necessidade de aumentar o seu poder de impacto perante a comunidade científica e, para tanto, deve atender as exigências das bases indexadoras, por exemplo, Scielo, LILACS, JCR, Web of  Science, entre outras”, afirma.

Para embasar a sua mudança no foco (e, consequentemente, no nome), a direção da revista realizou uma análise qualitativa dos materiais publicados na RBCS nos últimos 3 anos (artigos originais e artigos de revisão). Após isso, eles foram analisados, sintetizados e classificados segundo o conceito de Atenção à Saúde e de suas Competências. Constatou-se então que o foco do veículo está mais direcionado para este conceito. Além disso, o editor afirma que a alteração também vai permitir maior alcance e abrangência da revista. Entende-se por Atenção à Saúde ações que possam envolver a promoção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação de condições de saúde-doença, tanto no âmbito individual quanto coletivo.
Além disso, foi constatado, em consulta no Portal de Periódicos da Capes, que não há nome semelhante ao da nova proposta entre os 34.255 periódicos cadastrados no sistema, o que facilita sua busca.

Outra mudança foi no foco da revista que antes mencionava em sua missão, “a divulgação do conhecimento científico da Área das Ciências da Saúde”, passando a ter em sua missão “divulgar o conhecimento da Área das Ciências da Saúde, com visão na abordagem multiprofissional e interdisciplinar permitindo a existência de várias perspectivas teórico-metodológicas, como princípio a Atenção à Saúde, com o intuito de fomentar a produção e discussão científica no âmbito da promoção, na prevenção, no tratamento e na reabilitação no processo de saúde-doença, tanto no âmbito individual quanto coletivo”.

Além disso, a revista, que antes contava com um Conselho Editorial (editores de área), passa agora a ter, em seu lugar, além do Editor Chefe, Editores Associados. Segundo Brito, “a estratégia é ter um editor associado de cada estado, pelo menos, a lista dos novos editores já consta na primeira edição da RAS”. Segundo ele, esta reformulação editorial contribuirá também para uma maior abrangência dos materiais publicados.

Além da alteração no corpo editorial, não serão mais aceitos artigos de Estudos de Caso.

A primeira edição da revista após as reformulações pode ser acessada pelo link http://seer.uscs.edu.br. Interessados em enviar materiais podem acessar o link http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/about para mais informações.

Protocolo de interoperabilidade

Esta revista utiliza o protocolo de interoperabilidade OAI-PMH  para permitir a coleta de dados.

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oai

INDEXADORES

Latindex

https://www.latindex.org/latindex/

http://www.latindex.unam.mx/

Diadorim

https://diadorim.ibict.br/

Google Acadêmico

https://scholar.google.com.br

Google Acadêmico

Editora

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Avenida Goiás, 3400 - Bairro Barcelona - São Caetano do Sul

https://www.uscs.edu.br