Histórico do periódico

USCS lança Revista de Atenção à Saúde (RAS)
A publicação é uma continuação da Revista Brasileira de Ciências da Saúde, com alterações em seu foco, política e nomenclatura

A Revista Brasileira de Ciências da Saúde – RBCS é uma publicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que tem como missão divulgar o conhecimento científico na área das ciências da saúde. Com cerca de doze anos de existência, a revista acaba de passar por uma reformulação, passando a se chamar Revista de Atenção à Saúde (RAS). A primeira edição já está disponível em http://seer.uscs.edu.br

Segundo o editor chefe da publicação, Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício de Brito, as mudanças buscam atender novas demandas no campo da pesquisa “Temos observado que, a cada ano, há maiores exigências no âmbito nacional e internacional, no que diz respeito à divulgação pela comunidade científica. Assim, é preciso criar condições e estratégias para intensificar e garantir a qualidade de nossas publicações. Existe a necessidade de aumentar o seu poder de impacto perante a comunidade científica e, para tanto, deve atender as exigências das bases indexadoras, por exemplo, Scielo, LILACS, JCR, Web of  Science, entre outras”, afirma.

Para embasar a sua mudança no foco (e, consequentemente, no nome), a direção da revista realizou uma análise qualitativa dos materiais publicados na RBCS nos últimos 3 anos (artigos originais e artigos de revisão). Após isso, eles foram analisados, sintetizados e classificados segundo o conceito de Atenção à Saúde e de suas Competências. Constatou-se então que o foco do veículo está mais direcionado para este conceito. Além disso, o editor afirma que a alteração também vai permitir maior alcance e abrangência da revista. Entende-se por Atenção à Saúde ações que possam envolver a promoção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação de condições de saúde-doença, tanto no âmbito individual quanto coletivo.
Além disso, foi constatado, em consulta no Portal de Periódicos da Capes, que não há nome semelhante ao da nova proposta entre os 34.255 periódicos cadastrados no sistema, o que facilita sua busca.

Outra mudança foi no foco da revista que antes mencionava em sua missão, “a divulgação do conhecimento científico da Área das Ciências da Saúde”, passando a ter em sua missão “divulgar o conhecimento da Área das Ciências da Saúde, com visão na abordagem multiprofissional e interdisciplinar permitindo a existência de várias perspectivas teórico-metodológicas, como princípio a Atenção à Saúde, com o intuito de fomentar a produção e discussão científica no âmbito da promoção, na prevenção, no tratamento e na reabilitação no processo de saúde-doença, tanto no âmbito individual quanto coletivo”.

Além disso, a revista, que antes contava com um Conselho Editorial (editores de área), passa agora a ter, em seu lugar, além do Editor Chefe, Editores Associados. Segundo Brito, “a estratégia é ter um editor associado de cada estado, pelo menos, a lista dos novos editores já consta na primeira edição da RAS”. Segundo ele, esta reformulação editorial contribuirá também para uma maior abrangência dos materiais publicados.

Além da alteração no corpo editorial, não serão mais aceitos artigos de Estudos de Caso.

A primeira edição da revista após as reformulações pode ser acessada pelo link http://seer.uscs.edu.br. Interessados em enviar materiais podem acessar o link http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/about para mais informações.

 



ISSN: 2359-4330