USO DA VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA EM DOIS HOSPITAIS PÚBLICOS DE SÃO CAETANO DO SUL: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO THE USE OF INVASIVE MECHANICAL VENTILATION IN TWO PUBLIC HOSPITALS OF SÃO CAETANO DO SUL: AN EPIDEMIOLOGICAL STUDY

Autores

  • Ludmila da Silva Barbosa Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo.
  • Isabelle Delaqua Rodrigues Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Paulo.
  • José Antônio Manetta Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo.
  • Ricardo Teixeira Silvestre Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo.
  • Liria Yuri Yamauchi Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Fmusp, São Paulo; Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Campus Baixada Santista, Santos, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n24.1053

Palavras-chave:

unidade de terapia intensiva, ventilação mecânica, dados numéricos.

Resumo

A ventilação mecânica (VM) é um método de substituição da ventilação fisiológica quando necessário. Descrever as características dos pacientes submetidos à VM em unidades de terapia intensiva (UTI). Estudo de coorte prospectivo. Variáveis estudadas: taxa de uso de VM, escore de gravidade, taxas de extubação, reintubação, traqueostomia, duração da VM, tempo de permanência e taxa de mortalidade na UTI. População de estudo: pacientes adultos com VM invasiva. O período de coleta de dados estendeu-se de 1o de julho de 2008 a 21 de setembro de 2008, com a coleta diária de dados até a alta da UTI. A média (DP) de idade foi de 66 (18) anos, e 60% dos pacientes eram do sexo masculino. A média (DP) do escore de gravidade Apache II foi de 25 (10) pontos, que corresponde a cerca de 55% de risco de morte. A taxa de uso da VM foi de 27%, a extubação ocorreu em 28%, dos quais 19% foram reintubados. A traqueostomia foi feita em 14% destes pacientes. O tempo de VM até a primeira extubação em mediana (intervalo interquartil) foi de quatro (2 – 8) dias. A taxa de mortalidade na UTI foi de 46%, e a mediana (intervalo interquartil) do tempo de permanência na UTI foi de quatro (1 – 10) dias. Os pacientes que necessitaram de VM invasiva eram idosos, com predomínio do sexo masculino, graves e com altas taxas de mortalidade. As taxas de traqueostomia e reintubação não foram diferentes dos dados observados na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-17

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS