ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO: REVELAÇÕES NO COMPLEXO SÃO MARCOS – CAMPINAS/SÃO PAULO, BRASIL COLLECTIVE HEALTH AND PHYSICAL ACTIVITY: ASPECTS OF THE APPLICATION OF QUALITATIVE METHODOLOGIES AT SÃO MARCOS COMPLEX – CAMPINAS/SÃ

Autores

  • Ana Paula Martins Vicentin Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
  • Carla Cristina Cuoco Léo Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
  • Carolina Marteli-Nicolai Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/Unicamp.
  • Aguinaldo Gonçalves Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol8n24.1056

Palavras-chave:

análise qualitativa, saúde, atividade física.

Resumo

Conceitos para melhoria das condições sociais aplicados à saúde, como empowerment/empoderamento, advocacy/negociação, governance/sustentabilidade e accountability/transparência, exigem, de profissionais e da população, a busca por informação, reflexão e ação. Nesse sentido, a presente comunicação toma, do interior do Complexo São Marcos, em Campinas, São Paulo, experiência recente com objetivo de apreender concepções e práticas de moradores de região periférica de área metropolitana do País acerca da relação saúdeatividade física, bem como do processo de sua obtenção. Para tanto, considerou-se segmento da população adulta jovem local, adotando para coleta dos dados a técnica de grupo focal. Para o respectivo plano analítico, utilizou-se o discurso do sujeito coletivo que, operacionalmente, compõe-se pela sucessão de várias fases, desde a identificação das figuras metodológicas em expressões-chave e ideias centrais, montagem do banco de dados pré-configurado, chegando à categorização das respostas, com o emprego do programa computacional QualiQuantiSoft®. Foram coletados os depoimentos de 19 adultos, de 30 a 72 anos, responsáveis por, pelo menos, duas crianças com idades entre seis e 12 anos, sendo a maioria beneficiária de programas estatais de apoio social. Os resultados obtidos apontam que a adoção dos dois métodos associados, aspecto inovador já em si mesmo, permitiu constatações acerca da atividade física e saúde, destacadamente: (i) visão local sobre possibilidades e direitos; (ii) limitações e barreiras de oferta, disponibilidade e acesso; (iii) a contribuição do Centro de Saúde na respectiva transferência de informações; (iv) a necessidade de continuidade de abordagens e intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-17

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS