ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS E EFEITOS COLATERAIS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1252Palavras-chave:
Alterações fisiológicas, efeitos colaterais e anabolizantes.Resumo
A crescente utilização de esteróides anabolizantes androgênicos tem sido alvo de várias pesquisas atualmente devido seus efeitos colaterais e suas alterações fisiológicas provocadas nos usuários. Dessa forma o presente estudo através do método de revisão de literatura tem por objetivo apresentar e identificar as alterações fisiológicas e os efeitos colaterais proporcionados por essas substâncias quando utilizados de maneira incorreta e sem necessidade. Foi realizado um estudo exploratório, operacionalizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, por ser esta uma estratégia extremamente adequada para se rever, analisar, interpretar e criticar considerações teóricas ou paradigmas. Portanto pode-se concluir que os esteróides anabolizantes androgênicos consumidos sem necessidade e sem acompanhamento de um profissional adequado ou por fins terapêuticos só tem a trazer efeitos colaterais e alterações fisiológicas irreversíveis no organismo levando a efeitos deletérios até a chegar à morte, são verdadeiras drogas á saúde e proporcionam diversos malefícios aos sistemas corporais levando o individuo até a dependência química. Por isso pode-se afirmar que anabolizante é uma droga e que se consumido regularmente por longo período é fatal a saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).