ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS E EFEITOS COLATERAIS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS

Autores

  • ALISSON PADILHA DE LIMA Pesquisador do Laboratório de Neuromotricidade Humana do CEULJI/ULBRA.
  • FABRÍCIO BRUNO CARDOSO Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFILC) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1252

Palavras-chave:

Alterações fisiológicas, efeitos colaterais e anabolizantes.

Resumo

A crescente utilização de esteróides anabolizantes androgênicos tem sido alvo de várias pesquisas atualmente devido seus efeitos colaterais e suas alterações fisiológicas provocadas nos usuários. Dessa forma o presente estudo através do método de revisão de literatura tem por objetivo apresentar e identificar as alterações fisiológicas e os efeitos colaterais proporcionados por essas substâncias quando utilizados de maneira incorreta e sem necessidade. Foi realizado um estudo exploratório, operacionalizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, por ser esta uma estratégia extremamente adequada para se rever, analisar, interpretar e criticar considerações teóricas ou paradigmas. Portanto pode-se concluir que os esteróides anabolizantes androgênicos consumidos sem necessidade e sem acompanhamento de um profissional adequado ou por fins terapêuticos só tem a trazer efeitos colaterais e alterações fisiológicas irreversíveis no organismo levando a efeitos deletérios até a chegar à morte, são verdadeiras drogas á saúde e proporcionam diversos malefícios aos sistemas corporais levando o individuo até a dependência química. Por isso pode-se afirmar que anabolizante é uma droga e que se consumido regularmente por longo período é fatal a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALISSON PADILHA DE LIMA, Pesquisador do Laboratório de Neuromotricidade Humana do CEULJI/ULBRA.

Professor Bacharel e Licenciado em Educação Física pelo CEULJI/ULBRA, Professor de Atividades Aquaticas para populações especiais em uma Hidroacademia de Ji-Paraná, Pesquisador do Laboratório de Neuromotricidade Humana do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-CEULJI/ULBRA.

FABRÍCIO BRUNO CARDOSO, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFILC) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Professor doutorando em Neurociência e qualidade de vida pela Universidad de La República no Uruguai, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFILC) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-02-13

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO