O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA NUTRIÇÃO DO IDOSO”
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1349Palavras-chave:
Odontologia, Nutrição, EnfermagemResumo
O envelhecimento é um processo caracterizado por alterações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que levam a uma diminuição da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente. Mediante a ocorrência destas modificações, fatores como alterações no sistema estomatognático devem ser passíveis de avaliação devido aos transtornos que ocasionam no estado de nutrição do paciente idoso. Pois, os efeitos da alimentação inadequada, tanto por excesso como por déficit de nutrientes, acarretam danos que podem ser observados em virtude da redução da capacidade de mastigação, digestão e absorção dos nutrientes, bem como pelo funcionamento ineficiente dos diversos órgãos e sistemas que compõem o organismo. Nesse contexto, está cada vez mais claro que é preciso compreender as mudanças que ocorrem no envelhecimento e os demais fatores que afetam o consumo alimentar de indivíduo idoso, para que assim seja possível intervir adequadamente nos fatores que interferem no apetite e na mudança do hábito alimentar do idoso, proporcionando a estes pacientes a possibilidade de ingestão de uma alimentação adequada nos seus aspectos dietéticos e nutritivos e, portanto, uma melhor qualidade de vida.
PALAVRAS-CHAVE: sistema estomatognático, idoso, nutrição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).