RESPOSTAS BIOLÓGICAS DO TECIDO ÓSSEO À TERAPIA COM LASER OU ULTRASSOM – REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1353Palavras-chave:
FisioterapiaResumo
As terapias por meio do laser ou ultrassom tem sido investigadas nas últimas décadas por seus efeitos estimulatórios na formação óssea. Tendo em vista que estes dois instrumentos são amplamente utilizados na prática clínica do fisioterapeuta, torna-se importante conhecer seus efeitos quando aplicados aos diversos tecidos do corpo humano, entre eles, o tecido ósseo. Sendo assim, este estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre os efeitos da terapia a laser ou ultrassom sobre o tecido ósseo. Para isto, foram pesquisados artigos de revistas acessadas na base de dados do portal periódicos da Capes, além de dissertações realizadas na área, publicados nos últimos 15 anos nas línguas inglesa e portuguesa utilizando os unitermos terapia a laser, terapia por ultrassom, ultrassom, laser, tecido ósseo e osso. Segundo os estudos, a terapia a laser possui efeitos bioestimulatórios nas células osteoblásticas que aceleram a regeneração óssea. Embora não seja consenso entre os estudos, inúmeros autores também tem observado efeitos benéficos do ultrassom no tratamento do tecido ósseo, o qual encurta o período de cicatrização óssea, devido à promoção da ossificação endocondral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).