Efetividade de um Programa de Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos para Mulheres
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n30.1380Palavras-chave:
Antropometria. Perfil de humor. Qualidade de vida. Exercício físico.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar os elementos antropométricos e clínicos das esposas e filhas dos funcionários, e prescrever e avaliar um treinamento físico, a partir de um programa de mudança de estilo de vida. A população foi composta por 191 mulheres, dais quais compuseram um campo amostral de 73. A rotina foi dividia em 3 partes: 1º) Um exame de % gordura atual, Índice Cintura Quadril, Índice de Massa Corporal, nível de atividade física, pressão arterial sistólica e diastólica e freqüência cardíaca); 2º) Um questionário estruturado que avalia 5 estados transitórios de humor (POMS), 3º) Prescrição de exercícios físicos regulares, além de encaminhamentos para profissionais especializados. A avaliação foi refeita a cada semestre, durante 17 meses, somando 3 avaliações. Verificou-se melhoras significativas dos níveis de tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão mental, além de redução nos índices de % de gordura, Índice Cintura Quadril, pressão arterial, e níveis de sedentarismo, além de aumento do peso muscular da primeira para a última avaliação. A prescrição de exercícios físicos, aliados a um acompanhamento multidisciplinar, podem ser consideradas uma ferramenta eficaz na busca de um estilo de vida mais saudável, compatíveis com equilíbrio físico, mental e social, recomendados pela OMS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).