Utilização do Ozônio através do Aparelho de Alta Frequência no Tratamento da Úlcera por Pressão
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n30.1418Palavras-chave:
FisioterapiaResumo
Úlcera por pressão é qualquer lesão causada por uma pressão não aliviada, cisalhamento ou fricção que pode resultar em morte tecidual, sendo frequentemente localizada na região das proeminências ósseas. Trata-se de uma importante causa da morbimortalidade, afetando a qualidade de vida do doente e dos seus cuidadores, constituindo uma insustentável sobrecarga econômica para os serviços de saúde. A ozonioterapia emprega o ozônio como agente terapêutico proporcionando benefícios à reparação tecidual, além do efeito antimicrobiano, bactericida e fungicida. O Gerador de Alta Frequência emprega ozônio no tratamento de feridas cutâneas produzindo calor, que resulta em vasodilatação periférica local, aumento do fluxo sanguíneo, oxigenação e metabolismo celular, acelerando assim o processo de cicatrização. O objetivo deste estudo foi demonstrar através de uma revisão de literatura a utilização do ozônio, através do aparelho de alta frequência, no tratamento da úlcera por pressão. Realizou-se um levantamento bibliográfico onde foram selecionados trabalhos que abordassem direta ou indiretamente os temas úlceras por pressão, ozonioterapia, cicatrização de feridas e gerador de alta frequência, publicados nos últimos dez anos. Para tanto se utilizou do banco de dados LILACS/BIREME, MEDLINE/PUBMED e Biblioteca virtual da USP. Foi possível observar o benefício da ozonioterapia através do aparelho de alta frequência, podendo ser incorporada, como uma técnica segura, de fácil manuseio e pouco onerosa, no tratamento de diversas lesões dermatológicas, entre elas a úlcera por pressão, reduzindo assim os custos ao sistema de saúde e trazendo uma melhora na qualidade de vida do doente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).