LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE ASSIS CHATEAUBRIAND, PARANÁ, E SISTEMAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE

Autores

  • Edmar da Silva Oliveira
  • Nelson Douhi

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1471

Palavras-chave:

Aedes aegypti, controle, dengue, prevenção.

Resumo

Introdução: dengue é a mais importante doença viral transmitida por artrópode de relevância em Saúde Pública, que vem preocupando a sociedade. Objetivo: o estudo teve como objetivo realizar o levantamento da ocorrência de casos de dengue notificados e confirmados, e as medidas adequadas que podem ser realizadas pela população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Materiais e métodos: a pesquisa foi realizada no município de Assis Chateaubriand - PR, este trabalho enquadrou-se como um estudo observacional, através do levantamento dos casos suspeitos (clínica e epidemiologicamente) e a identificação dos casos positivos (clínica e laboratorialmente), dividindo o perímetro urbano em 14 localidades, com estudo em três etapas: 2007, 2008 e 2009 cada etapa desenvolvido no período de janeiro a dezembro de cada etapa, e as medidas que devem ser desenvolvidas na prevenção e combate a dengue. Resultados: o total de casos de dengue notificados e confirmados no período estudado no município de Assis Chateaubriand, paranaense, foi de 453 casos notificados e 272 casos confirmados, com uma epidemia em 2009. Conclusão: mas através da participação da população no controle vetorial, por meio de ações simples para evitar o surgimento de criadouros que favoreça o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, é de fundamental importância para evitar epidemias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmar da Silva Oliveira

Tecnólogo em Meio Ambiente com ênfase em saneamento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduando em Geografia interação em meio ambiente Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP, Assis Chateaubriand, Paraná.

Nelson Douhi

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor do curso de geografia doCentro Técnico-Educacional Superior do Médio Oeste Paranaense (CTESOP).

Downloads

Publicado

2012-09-27

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS