ABORDAGENS GRUPAIS EM SAÚDE COLETIVA: A VISÃO DE USUÁRIOS E DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Angela Maria de Camargo Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Paula Berberian Vieira da Silva Universidade Tuiuti do Paraná
  • Lillian Daisy Gonçalves Wolff Universidade Tuiuti do Paraná
  • Vania Muniz Nequer Soares Universidade Tuiuiti do Paraná.
  • Claudia Giglio de Oliveira Gonçalves Universidade Tuiuti do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n31.1475

Palavras-chave:

Processos grupais, Saúde Coletiva, Cuidados de enfermagem, Usuário.

Resumo

Introdução: As abordagens grupais tem recebido destaque na realidade brasileira como uma estratégia de assistência e educação em saúde. Objetivo: A pesquisa objetivou analisar abordagens grupais desenvolvidas na Saúde Coletiva a partir da visão de um grupo de usuários e de enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família. Materiais e Métodos: Pesquisa de campo exploratória, de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 33 usuários e 6 enfermeiros,  participantes de abordagens grupais. Entrevistas foram aplicadas aos sujeitos enfocando questões relativas às suas concepções em torno de tais  abordagens. Resultados: Os usuários participavam de grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e planejamento familiar e consideram que esses possibilitam a incorporação de hábitos, interação, troca de experiências, aquisição de conhecimento, prevenção de doenças, eliminação ou alívio de sintomas e melhora no condicionamento físico. Para os enfermeiros o trabalho em grupo objetiva orientar, informar e reconhecem a importância dos vínculos entre profissional e usuário. Conclusão: Atendimentos grupais foram avaliados positivamente pelos sujeitos por proporcionarem prevenção de doenças, promoção da saúde, da socialização e da qualidade de vida. Listen

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria de Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuiti do Paraná. Curitiba-PR.

Ana Paula Berberian Vieira da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, doutora pela PUCSP. Docente do Programa  de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação

Lillian Daisy Gonçalves Wolff, Universidade Tuiuti do Paraná

Enfermeira. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Professora do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Curitiba - PR.

Downloads

Publicado

2012-07-17

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS