Autopercepção Corporal, Perfil Nutricional e o Nível de Atividade Física dos Educadores Físicos que Atuam em um Clube no Municípío de Santa Maria - RS.

Vanessa Bischoff Medina, Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, Thiago Durand Mussoi, Leonardo Fernandes de Souza, Laércio André Gassen Balsan

Resumo


Introdução: O estudo teve como objetivo diagnosticar o estado nutricional, nível de atividade física e a autopercepção corporal de professores de educação física atuantes em um clube. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 30 indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária entre 20 e 43 anos. Para o diagnóstico do estado nutricional realizou-se a análise da adequação da ingestão de macro nutrientes e fibra, por meio do método recordatório de 24 horas (R24), além da caracterização do perfil antropométrico (IMC e porcentagem de gordura), nível de atividade física através do Questionário internacional de Atividade Física (IPAQ) e da autopercepção corporal, que avaliou-se através de um questionário com questões fechadas e escalas de silhuetas. Para análise estatística utilizaram-se análise descritiva e categórica expressas em porcentagem. Resultados: Os resultados indicaram que a alimentação dessa população caracterizou-se com perfil hipoglicídica, hiperlipídica, hiperproteica e inadequado consumo de fibras. Em relação aos dados antropométricos avaliados ambos os sexos apresentaram padrões de normalidade segundo a classificação do IMC e do percentual de gordura, considerou-se que amostra é suficientemente ativa. Observou-se 82,35% dos homens e 77% das mulheres estão insatisfeitos com sua imagem corporal. Conclusões: Pode-se concluir que existem inadequações nutricionais e a preocupação com aparência; tais resultados sinalizam a necessidade de um olhar mais atento, pois sugerem a preponderância dos valores relacionados à estética em detrimento daqueles relacionados à saúde.


Palavras-chave


Consumo alimentar, avaliação antropométrica, atividade física e imagem corporal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n33.1548

Indexadores: