A LASERTERAPIA NA OSTEOGÊNESE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Rafael Medeiros da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Palloma Rodrigues de Andrade Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n34.1672

Palavras-chave:

Laser, Osteogênese, Reparo Ósseo, Revisão de Literatura, Fisioterapia.

Resumo

Introdução: A laserterapia de baixa intensidade vem sendo utilizada na cicatrização de diversos quadros patológicos, há quatro décadas. Objetivo: Considerando a falta de padronização de protocolo e achados conflitante, o objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de aplicação e efeitos da laserterapia sobre a osteogênese por meio de uma revisão de literatura. Materiais e Método: Foi realizada uma revisão de literatura dos últimos 15 anos, utilizando artigos publicados em bases de dados do Lilacs, Medline, Ibecs, PubMed, SciELO e Biblioteca Cochrane. Resultados: Foram analisados 50 artigos experimentais que atingiram os critérios de inclusão. O tipo de laser de arseneto de gálio e alumínio (GaAlAs), com o comprimento de onda 830 nm, e ainda os modos de operação contínuo e de aplicação pontual são os mais utilizados, o que não ocorreu com a dosagem, havendo grande variabilidade; a análise histomorfométrica é a técnica de avaliação de crescimento ósseo mais empregada; a grande maioria dos artigos mostrou efeitos favoráveis à osteogênese e aceleração de cicatrização óssea. Conclusões: A Laserterapia se mostra como uma modalidade terapêutica eficaz no crescimento e aceleração do tempo de consolidação óssea, favorecendo a osteogênese, sendo possível apontar ainda um protocolo utilizando o laser GaAlAs, de 830 nm, contínuo e pontual, com intervalos de 24h entre as sessões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Medeiros da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva pela Faculdade Natalense para Desenvolvimento do Rio Grande do Norte-RN (FARN). Prestador de Serviço como Plantonista da UTI Geral e Cardiológica do Hospital Universitário Lauro Wanderley no período de outubro a dezembro de 2010 . Durante 1 ano, fez parte do corpo profissional de fisioterapeutas do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) no Município de Patos, PB. De setembro de 2009 a maio de 2011, foi prestador de Serviço Voluntário no Hospital Universitário Lauro Wanderley, UFPB (CH: 818 h). Durante 2 anos e 5 meses, participou de pesquisa (CNPq) na área de Fisioterapia em doenças crônicas não-transmissíveis e prevenção de patologias no pé Diabético. Tem experiência, principalmente, nas especialidades ortopédica, traumatológica, desportiva, cardiorespiratória, intensiva, terapia manual e em Saúde Pública.

Palloma Rodrigues de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Fisioterapia da UFPB. Possui Licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1999), graduação em Psicologia Clínica Abordagem Cognitivo-Comportal pelo Centro Universitário de João Pessoa (2000), graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2000),mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). É professor adjunto do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê, responsável pela disciplina Fisioterapia Geral I (cujo conteúdo é referente à eletro, termo e fototerapia); e do Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP, responsável pelas disicplinas de Psicologia organizacional, Psicologia Social e da Comunicação e Comportamento do Consumidor. Tem experiência na área de Psicologia (com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, valores humanos, validação de instrumentos, agressão humana). A ênfase de sua experiência na Fisioterapia é na aplicação de recurso físicos (elétricos, térmicos e fototerápicos) na clínica, como orientações nesta área e em dermatofuncional.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO