Hipertensão arterial em trabalhadores da estratégia saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n36.1786Palavras-chave:
Saúde Coletiva, Saúde do trabalhadorResumo
Introdução: A hipertensão arterial sistêmica é um importante fator de risco para a morbidade e mortalidade cardiovascular, considerada como um dos maiores problemas de saúde no Brasil. Objetivo: Verificar a ocorrência da hipertensão arterial e seus fatores de risco nos trabalhadores da estratégia saúde da família de Campo Grande-MS. Métodos: Foi realizada uma amostra estratificada por distrito sanitário (norte, sul, leste e oeste) com 350 pessoas, utilizando entrevista sobre estilo de vida, levantamento de medidas antropométricas, exames bioquímicos e medida da pressão arterial. Resultados: A prevalência de hipertensão arterial foi de 25,5%, sendo maior nos homens (37,8%), aumentada com avançar da idade, sem diferença quanto aos distritos sanitários. A síndrome metabólica foi de 22%. As alterações bioquímicas e antropométricas foram maiores nos hipertensos. Conclusão: Esforços devem ser empreendidos para melhorar o cuidado nessa categoria de trabalhadores pois estes também apresentam hipertensão arterial como um dos problemas de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).