Participação familiar no cotidiano de crianças com paralisia cerebral: uma revisão de literatura

Autores

  • Tatiane Aparecida Vieira de Oliveira
  • Alyne Kalyane Câmara de Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n36.1922

Palavras-chave:

terapia ocupacional, paralisia cerebral, participação familiar, atividades cotidianas, desenvolvimento infantil.

Resumo

Introdução: Manifestações clínicas da paralisia cerebral (PC) comprometem as habilidades e o desempenho funcional da criança. Nesta direção, os contextos e ambientes em que a criança com PC vivencia e que podem ser representados em maior parte pelos pais/familiares/cuidadores, cumprem função decisiva, podendo ou não incentivar estas crianças a se engajarem nas atividades. Objetivo: O presente estudo objetivou analisar na literatura científica informações sobre a participação familiar durante a realização de atividades cotidianas de crianças com PC e sua relação com a funcionalidade infantil. Método: A pesquisa baseou-se em um levantamento bibliográfico nas bases dados eletrônicas MEDLINE, SCIELO e LILACS, de artigos publicados em português, no período de janeiro de 2001 a junho de 2011. Utilizou-se um roteiro de categorização elaborado pelas pesquisadoras para identificar e categorizar o conteúdo dos artigos selecionados. Resultados: Quinze artigos foram selecionados, no qual apresentam informações sobre aspectos da condição de paralisia cerebral, das atividades diárias das crianças nesta condição e da família que tem uma criança com deficiência e, apesar de contribuírem com o conhecimento da área, estes não informam claramente sobre a participação familiar nas atividades do cotidiano de crianças com PC. Conclusão: Foi observado também, que não há evidência sobre as possíveis relações entre o envolvimento de familiares nas atividades infantis e o nível de funcionalidade das crianças com PC, revelando um campo a ser explorado em futuras investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Aparecida Vieira de Oliveira

Terapeuta Ocupacional graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA, Araraquara); Especialista em Intervenção em Neuropediatria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos).

Alyne Kalyane Câmara de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Potiguar (UnP, Natal); Especialista em Intervenção em Neuropediatria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos); Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos); Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, São Carlos).

Downloads

Publicado

2013-09-30