CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES ENTRE PORTADORES DE HANSENÍASE EM UMA ÁREA HIPERENDÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.1968Palavras-chave:
Hanseníase, Características de Estudos Epidemiológicos como Assunto, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde.Resumo
Introdução:A hanseníase é uma doença infecto contagiosa deevolução lenta, que se manifesta principalmente por lesões na pele e nos nervosperiféricos. Objetivo: identificaras características determinantes em portadores de hanseníase e os fatores parao desenvolvimento da doença em uma área hiperendêmica. Materiais e Métodos: trata-sede um estudo descritivo exploratório. Participaram da pesquisa 25 indivíduos domunicípio de Gurupi-TO, cujo perfil foi traçado através de informaçõespertinentes ao nível socioeconômico, estado nutricional, condições de moradia ehistórico de doenças pessoais e familiares. Resultados: os resultados coletados foram avaliadosdescritivamente, e confrontados com dados de pesquisas anteriores. Conclusões: tornou-se possívelestabelecer que a associação das variáveis encontradas, tais como, baixaescolaridade e renda familiar, nível nutricional inadequado, más condições de moradiae higiênico-sanitárias são fatores que propiciam a sobrevida do bacilo e suadisseminação, bem como torna os indivíduos que desfrutam desta forma desfavorávelde vida a serem mais suscetíveis a adoecer, resultando na hiperendemicidade domunicípio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-01-24
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).