AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL, QUALIDADE DE VIDA E PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSAS EM PROGRAMAS PARA TERCEIRA IDADE.
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.1973Palavras-chave:
idosas, qualidade de vida, hábitos alimentares, atividade físicaResumo
Introdução: Atualmente há um aumento significativo da população idosa nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2025, o Brasil será o sexto país com o maior número de pessoas idosas no mundo. Assim, investigar as condições de vida desses indivíduos é importante para planejamento de ações de promoção de saúde. Objetivo: Avaliar estado nutricional e nível de atividade física de idosas e conhecer sua percepção quanto à qualidade de vida. Materiais e Métodos: Participaram 48 idosas da Universidade da Terceira Idade (UNAI) de Mogi das Cruzes/SP e 30 idosas praticantes de ginástica chinesa de Suzano/SP. O estudo foi transversal, realizado entre agosto/2009 e maio/2011. Realizaram-se medidas antropométricas (peso e altura) para a identificação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e a medida da Circunferência da Cintura (CC) para avaliação de risco cardiovascular. A percepção da qualidade de vida, prática de atividade física e consumo alimentar foram avaliados através do WHOQOL-bref, IPAQ e Recordatório 24 horas, respectivamente. Resultados: Do total, 46,1% apresentaram excesso de peso. Foram identificados hábitos alimentares errôneos e sedentarismo o que pode estar relacionado ao excesso de peso e ao alto risco de desenvolver doenças cardiovasculares. A qualidade de vida das idosas com excesso de peso, nos diferentes domínios avaliados, atingiu uma pontuação menor em relação as que estavam com peso saudável. Conclusão: Esta população deve ser estimulada a melhorar seus hábitos alimentares, através de escolhas de alimentos adequados e intensificar a prática de atividade física para atingir uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).