Influência do exercício físico sobre a composição corporal após gastroplastia
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n38.1975Palavras-chave:
exercício, gastroplastia, composição corporal, obesidadeResumo
Introdução: A gastroplastia aliada ao exercício físico tem sido eficiente para reverter a obesidade e as doenças a esta relacionadas. Objetivo: Avaliar a influência da prática de caminhada sobre o índice de massa corporal, o percentual de gordura e a circunferência da cintura de pacientes submetidos à gastroplastia. Metodologia: Participaram do estudo 20 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade entre 21 e 55 anos, submetidos à cirurgia bariátrica com derivação gastrojejunal em Y de Roux (Fobi-Capella). Estes foram divididos em dois grupos, sedentário e praticante de caminhada, e receberam acompanhamento nutricional durante os 3 meses subsequentes à cirurgia. Durante as consultas foram coletados dados de peso e estatura, para cálculo do índice de massa corporal, além de percentual de gordura, calculado por Impedância Bioelétrica, e circunferência da cintura. Resultados: O percentual de redução do índice de massa corporal, do percentual de gordura e da circunferência da cintura foi de 15,68 ± 2,06%; 16,69 ± 3,01% e 13,16 ± 1,65% no grupo praticante e 12,77 ± 1,69%; 10,60 ± 1,69% e 10,54 ± 4,48% no sedentário. A redução do índice de massa corporal e do percentual de gordura foi significativamente maior no grupo praticante. Apenas pacientes do grupo praticante apresentaram melhora na classificação de risco ao final do período do estudo. Conclusão: A evolução antropométrica e de composição corporal dos pacientes que aderiram à prática de caminhada foi satisfatória, sugerindo que a combinação de acompanhamento nutricional e prática de caminhada pode ser eficiente na potencialização dos efeitos da cirurgia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-01-24
Edição
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).