O CUIDADO À SAÚDE DE INDIVÍDUOS COM ESTOMIAS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n39.2100Palavras-chave:
EnfermagemResumo
Introdução: A presença de uma estomia exige cuidados e adaptações à nova condição de vida do indivíduo com a estomia e de sua família. Objetivo: Identificar a produção científica nacional e internacional da enfermagem relacionada ao cuidado à saúde de indivíduos com estomia. Materiais e Métodos: Estudo de revisão narrativa realizado no mês de janeiro de 2013 nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System, sem recorte temporal. Os critérios para inclusão foram: artigos nacionais e internacionais, originais ou de revisão, publicados em periódicos científicos, em idiomas português, inglês ou espanhol, disponíveis na íntegra gratuitamente e que atendessem a temática relacionada ao estudo. Resultados: A busca inicial resultou em 28 produções e após aplicação dos critérios de inclusão, compuseram o corpus da análise do estudo, sete artigos, os quais foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo da modalidade temática. Com a leitura minuciosa dos artigos selecionados e interpretados emergiram três categorias temáticas: a família no convívio com o membro portador de estomia; alteração da imagem corporal: o estigma frente à estomia e; atuação do profissional enfermeiro com pacientes com estomias. Conclusões: O cuidado a pessoa com estomia deve ocorrer de maneira holística para uma melhor adaptação e qualidade de vida destes pacientes, sendo a família e os profissionais de saúde apontados como os principais grupos de apoio para sua reabilitação. O enfermeiro pode contribuir realizando atividades de educação em saúde visando o desenvolvimento do autocuidado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-27
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).