PROCESSO DE CUIDAR NA PREVENÇÃO DAS ÚLCERAS POR PRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n40.2159Palavras-chave:
Úlcera por pressão, Enfermagem, Prevenção e Controle, Cuidados de EnfermagemResumo
Introdução: A úlcera por pressão prolonga a hospitalização, dificultando a recuperação do doente e aumentando o risco para o desenvolvimento de outras complicações, mas é por representarem um acréscimo no sofrimento físico e emocional desses pacientes, que merecem por parte da equipe multiprofissional toda a atenção, no sentido de prevenir o seu aparecimento ou favorecer o seu tratamento. Objetivos: caracterizar a produção de conhecimento sobre a temática prevenção das úlceras por pressão nos últimos dez anos. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, ScIELO e CUIDEN. Utilizaram-se como descritores de assunto, segundo Decs/Saúde, nos idiomas português, inglês e espanhol: úlcera por pressão OR pressure ulcer OR úlcera por presión; cuidados de enfermagem OR nursing care OR atención de enfermería. Fizeram parte da amostra 37 artigos. Resultados: 75.6% dos artigos são produção em português e 86.4% foram indexados no banco de dados do LILAC´s. O ano de 2009 foi o que apresentou mais publicações com 21.7% dos artigos. Entre as intervenções de enfermagem na prevenção das úlceras por pressão, foram citados: uso de escalas preditivas, mudança sistematizada de decúbito, uso de materiais para alívio da pressão, higienização da pele, entre outros. Conclusão: Sendo as medidas preventivas simples e pertencentes ao conhecimento científico, é de se questionar o motivo da incidência das UP´s serem tão grande em nosso meio. Talvez esteja faltando maior interesse entre os profissionais de saúde em procurar o conhecimento e se comprometer a efetivá-lo e atualizá-lo constantemente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).