PERFIL DA APTIDÃO MOTORA DE ALUNOS PARTICIPANTES DA EQUIPE DE HANDEBOL DE UMA ESCOLA DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n40.2186Palavras-chave:
Aptidão, Handebol, AlunosResumo
Introdução: o conhecimento das variáveis motoras dos indivíduos propicia um melhor rendimento no esporte. Objetivo: traçar o perfil de aptidão motora dos alunos da equipe de handebol de uma escola. Metodologia: esta pesquisa caracterizou-se como diagnostica exploratória. A amostra foi composta por 20 alunos que jogam na equipe a no mínimo 1 ano, do sexo masculino. Foi montada uma bateria testes para verificar a aptidão motora, sendo os seguintes: teste de sentar e alcançar com banco de Wells – verificação da flexibilidade; abdominal modificado – para resistência muscular localizada (RML); SEMO para a agilidade; impulsão horizontal e arremesso de medicine Ball para verificar a potencia de membros inferiores e superiores respectivamente; preensão manual – para verificar a força muscular; teste de corrida de 30 metros para velocidade; e teste de 9 minutos para verificar a resistência cardiorrespiratória; também foram realizadas mensurações de estatura e massa corporal para determinar o índice de massa corporal (IMC) e mensurações da circunferência de cintura e quadril para determinar a relação cintura quadril. Resultados: Com a análise dos dados constatou-se bom desempenho dos alunos avaliados quanto ao IMC, relação cintura quadril, e componentes da aptidão motora: flexibilidade, resistencia cardiorrespiratoria, velocidade, potencia de membros inferiores. Nos demais componentes o desempenho foi de médio a fraco. Conclusão: Pode-se concluir que após a análise das variáveis, tornou-se possível a elaboração de treinos visando o aperfeiçoamento das qualidades físicas avaliadas. Mais estudos acerca das equipes escolares devem ser realizados, para se ter conhecimento sobre as qualidades físicas dos jovens atletas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).