FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO FIBROEDEMA GELOIDE: ANÁLISE DE PERIÓDICOS NACIONAIS

Autores

  • Lucas Lima Ferreira Universidade Estadual Paulista / Mestrando em Fisioterapia
  • Camila Fernandes Universidade Gama Filho / Especializanda em Fisioterapia Dermato-funcional
  • Simone Cavenaghi Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto / Docente e Supervisora dos cursos de Pós-graduação.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol12n42.2339

Palavras-chave:

Celulite, Modalidades de fisioterapia, Estética

Resumo

Introdução: O fibroedema geloide (FEG), popularmente conhecido como celulite, é uma alteração comum da topografia da pele, que acomete milhões de mulheres no mundo. Por ser uma desordem multifatorial, o tratamento do FEG deve contemplar diferentes aspectos. Nesse contexto, a fisioterapia dermato-funcional (FDF) tem despontado como alternativa para o tratamento desta afecção, por meio de diversos recursos e técnicas específicas. Contudo, só um limitado número de estudos referentes ao tema tem sido publicado na literatura científica, com conclusões contraditórias. Objetivo: Reunir estudos publicados em periódicos nacionais sobre a intervenção da FDF no FEG, a fim de propiciar uma atualização dos achados para a área. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura nacional, no período de 2002 a 2012, por meio das bases de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores fisioterapia “physiotherapy”, estética “aesthetics” e celulite “cellulitis”. Resultados: Foram encontrados 25 artigos dos quais apenas sete contemplaram os critérios de seleção e abordaram recursos da FDF no tratamento do FEG. Conclusão: Por meio desta revisão, verificou-se que as técnicas descritas na literatura nacional para o tratamento do FEG, utilizadas pela FDF, são o ultrassom terapêutico, associado ou não a agentes farmacológicos, a drenagem linfática manual, a endermologia e a vacuoterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Lima Ferreira, Universidade Estadual Paulista / Mestrando em Fisioterapia

Mestre em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Especialização em Fisioterapia Clínica pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). Pós-graduação em Aprimoramento em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Graduado em Fisioterapia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF).

Camila Fernandes, Universidade Gama Filho / Especializanda em Fisioterapia Dermato-funcional

Fisioterapeuta, Especializanda em Fisioterapia Dermato-funcional pela Universidade Gama Filho (UGF).

Simone Cavenaghi, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto / Docente e Supervisora dos cursos de Pós-graduação.

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Docente e Supervisora dos cursos de Pós-graduação lato sensu da FAMERP.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO