Estressores em adolescentes sobreviventes de câncer

Autores

  • Michele Daiane Birck Universidade de Brasília
  • Áderson Luiz Costa Junior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol13n43.2374

Palavras-chave:

Psicologia

Resumo

Objetivo: Descrever e analisar os principais estressores relatados pelos sobreviventes de câncer infantil sob o ponto de vista destes e de seus pais/cuidadores. Materiais e método: Participaram do estudo 8 adolescentes sobreviventes de câncer vinculados à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), no Distrito Federal, bem como seus cuidadores (8 mães, 2 pais e 1 avó). Como critérios de inclusão, os adolescentes deveriam ser sobreviventes de câncer primário (independentemente do tipo), tendo finalizado o tratamento hospitalar, em função da cura da neoplasia, entre cinco e doze anos antes da pesquisa, ter idade mínima de 12 e máxima de 18 anos no momento da coleta e poderiam ser de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram o Youth Self Report (YSR), para avaliação dos estressores nos jovens sobreviventes, e o Child Behavior Checklist (CBCL), respondido pelos pais/cuidadores. Resultados: Os principais estressores dos sobreviventes estão relacionados a retraimento e depressão, bem como a problemas de atenção. Conclusão: Os dados de comparação entre respostas dos pais e dos filhos sugerem que, apesar de serem bons informantes de problemas emocionais e comportamentais de seus filhos, os pais podem subestimar a capacidade dos sobreviventes em lidar com sintomas de ansiedade e depressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Daiane Birck, Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006, Gestalt Terapeuta e Especialista em Psicologia Clínica - reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia - pelo Comunidade Gestáltica (2010) e Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) em 2013. Membro das Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COESAS da SBCBM). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB.

Áderson Luiz Costa Junior, Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília, Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-16

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS