As rodas de conversas como espaço de cuidado e promoção da saúde mental

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • João Bosco Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Maria Betania Maciel da Silva Universidade Potiguar - UnP.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol13n43.2675

Palavras-chave:

Enfermagem, Promoção da Saúde, Saúde Mental.

Resumo

Introdução: Considerando as mudanças e transformações que a saúde e sistemas de cuidados vêm sofrendo, é de fundamental importância que se busque formas mais práticas e menos dispendiosas de produção de saúde. Neste contexto, as rodas de conversa são apontadas como uma tecnologia simples que pode ser utilizada para a condução de estratégias de cuidado em saúde, principalmente no contexto da saúde mental. Objetivo: explicitar o significado da participação em rodas de conversa no processo de cuidado em saúde mental. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo utilizada como método para construção dos dados a observação participante e sistemática. O estudo foi desenvolvido em um grupo de cuidadores de pessoas com a Doença de Alzheimer (DA), na cidade do Natal-RN, Brasil. Resultados: As rodas de conversa são entendidas e traduzidas pelos cuidadores como um “lugar de aprendizado”, além do estabelecimento de vínculos afetivos, desenvolvimento de confiança e a capacidade de analisar situações. Conclusões: As rodas de conversa proporcionam a integração entre os sujeitos e estimulam a comunicação e a partilha de sentimentos, opiniões e discussões, tornando-se assim espaços de cuidados que contribuem de forma direta para a promoção da saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeiro. Especialista em Vigilância Sanitária. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Mestrado Acadêmico)/ Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Enfermagem - UFRN.

João Bosco Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Enfermeiro. Doutor em Educação. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria Betania Maciel da Silva, Universidade Potiguar - UnP.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Potiguar – UnP. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-03-16

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS