ANÁLISE CRÍTICA DOS ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n44.2681Palavras-chave:
Acidentes de trabalho, saúde do trabalhador, enfermagem do trabalhoResumo
Introdução: No Brasil, o acidente de trabalho é considerado um importante problema de saúde pública,pois além de causar prejuízos aos trabalhadores e empregadores, afeta a economia do país e, portanto, mereceuma análise dos seus aspectos para uma melhor compreensão e controle dos riscos. Objetivo: Descrever ediscutir os aspectos relacionados aos acidentes de trabalho no Brasil a partir de uma análise crítica e reflexiva.Metodologia: Revisão narrativa que permite uma análise qualitativa da literatura sob o ponto de vista teóricoou contextual. Utilizamos o referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, que caracteriza o contexto emquatro camadas interativas – imediato, específico, geral e metacontexto ?, que se distinguem entre si e vãodesde o significado totalmente individualizado ao significado universal. Resultados: O Acidente de trabalhofoi analisado na perspectiva de suas características, classificação e epidemiologia; seus principais problemas,dificuldades e limitações no contexto brasileiro; suas consequências e sequelas na vida do trabalhadorvitimado, além do seu caráter histórico, institucional e jurídico. Conclusão: O entendimento dos contextoscontribui no processo de planejamento, organização e intervenções da enfermagem do trabalho no referidocampo de atuação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).