QUEIXAS MÚSCULO-ESQUELÉTICAS EM MOTOTAXISTAS

Autores

  • Deyse Xavier de Sousa França Formada em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Patos
  • Hanne Alves Bakke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.2789

Palavras-chave:

Sistema musculoesquelético, Trabalhadores, Saúde do Trabalhador,

Resumo

Introdução: Uma avaliação das posturas adotadas no ambiente de trabalho e das forças envolvidas no decorrer das atividades laborais é de fundamental importância para a saúde do trabalhador, pois, quando inadequadas podem trazer graves consequências e sequelas ao indivíduo, podendo deixá-lo incapacitado de realizar suas funções.

Objetivos: Os objetivos da pesquisa incluem levantar a frequência de queixas musculoesqueléticas, bem como o nível de dor referida e a sua localização, e estudar a relação entre as queixas e fatores relacionados ao trabalho e realizar uma análise biomecânica da atividade dos mototaxistas.

Materiais e Métodos: Foi realizada uma análise biomecânica da atividade dos mototaxistas cadastrados na cidade de Patos utilizando o software de análise biomecânica REBA, um formulário de entrevistas e o esquema corporal de Corlett, realizada com 20 mototaxistas.

Resultados: Os resultados demonstram que esta profissão emprega indivíduos jovens, com baixo nível de escolaridade, que se submetem a jornadas de trabalho prolongadas. A região mais acometida com dor foi a costas. A ocorrência da dor esteve significativamente associada à longas jornadas de trabalho (p=0,01).

Conclusões: Conclui-se que a atividade de mototaxista apresenta riscos biomecânicos, em especial naqueles com maior carga horária, sendo ratificado pelo relato de dor na metade dos trabalhadores entrevistados e pela avaliação pelo método REBA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyse Xavier de Sousa França, Formada em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Patos

Formada em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Patos

Hanne Alves Bakke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Formada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Fisioterapia do Trabalho com ênfase em Ergonomia pela Faculdade Redentos, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente - UFPE; e Professora efetiva do IFPB - Campus Patos.

Downloads

Publicado

2015-09-29

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS