INGESTÃO PROTEICA E NECESSIDADES NUTRICIONAIS DE UNIVERSITÁRIOS VEGETARIANOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol13n44.2809Palavras-chave:
Dieta vegetariana, necessidades nutricionais, comportamento alimentar, necessidade proteicaResumo
Introdução: Atualmente a população vegetariana está aumentando significativamente, e com isso érecomendado que os profissionais da saúde tenham conhecimento necessário sobre o assunto e sobre ospossíveis riscos e benefícios deste tipo de padrão alimentar. As fontes proteicas vegetais contêm proteínasem menor teor que as animais e apresentam aminoácidos limitantes. Consequentemente, vegetarianosnecessitam consumir proteínas em maior quantidade. Objetivos: Avaliar a ingestão proteica e compará-laa necessidades nutricionais de estudantes vegetarianos da Universidade de Itaúna (MG). Como objetivossecundários foram pesquisados o estado nutricional e os motivos e benefícios alegados para adoção dadieta vegetariana. Métodos: Foi realizada uma análise da quantidade de proteína ingerida por meio deum questionário de frequência alimentar quantitativo, contendo alimentos que possuem proteína. Aconcentração proteica dos alimentos foi avaliada utilizando a tabela de composição de alimentos (TACO)e a tabela de medidas caseiras e comparada às Dietary Reference Intakes [gestão dietética de referência](DRI) conforme idade, sexo e peso. Resultados: Participaram do estudo 30 vegetarianos. Destes, 56,7%foram classificados como semivegetarianos, 40,0%, ovolactovegetarianos e 3,3%, lactovegetarianos.Sobre a ingestão proteica, 76,7% dos participantes tiveram a ingestão adequada, sendo que deste total,66,7% eram semivegetarianos e 88,2% ovolactovegetarianos. Quanto ao estado nutricional, 63,3% dosindivíduos foram classificados como eutróficos, 23,3%, como baixo peso grau I e 13,3%, como sobrepeso.Conclusão: A ingestão proteica foi atingida pela maioria dos indivíduos pesquisados. Houve maior índicede adequação em adeptos do semivegetarianismo. Entretanto, é importante que haja um acompanhamentonutricional específico para cada tipo de dieta vegetariana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).