COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR DE GINÁSTICA DE ACADEMIA NA PERSPECTIVA TAYLORISTA: O PROGRAMA BODY SYSTEMS SKILLS AND ABILITIES OF THE GYM TEACHER IN TAYLORIST PERSPECTIVE: THE BODY SYSTEMS PROGRAM

Autores

  • Paula Cestaro
  • Simone Capelato De Marchi
  • Carlos Alexandre Felício Brito Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol7n21.301

Palavras-chave:

competência, criatividade e inovação, padronização.

Resumo

Ao longo da história, a noção de competência sofreu alterações. Isso porque o contexto do capitalismo exigiu um novo perfil do profissional para atender a essa realidade. Ao mesmo tempo em que as mudanças do trabalho criam um novo mercado e originam um novo significado para o termo competência, permitem também a criação de sistemas padronizados como o Body Systems, que elimina a liberdade de atuação do professor quanto à sua autonomia e criatividade nas aulas, anulando a aplicabilidade dessa nova noção de competência. O objetivo desse artigo é analisar a limitação das competências e habilidades dos professores de ginástica, por intermédio da relação entre a organização racional do trabalho, baseada nos princípios tayloristas, que traz o operário como executor de tarefas, com a estrutura do sistema de franquia Body Systems. Por meio de uma analogia, é possível sustentar a ideia de que há uma limitação da liberdade de inovação e criatividade nas aulas do professor do Body, uma vez que ele segue módulos prontos.

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Publicado

2010-03-23

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS