A incidência de tuberculose nos presídios brasileiros: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3256Palavras-chave:
Tuberculose, Presídios, BrasileirosResumo
Introdução: A presença da tuberculose no sistema prisional tem sido descrita como uma ameaça, jáque tem maior incidência na população carcerária do que na população em geral. Objetivo: Verificar,através de uma revisão de literatura, as principais razões dos casos de tuberculose nos presídios brasileiros.Materiais e métodos: Foi realizada uma busca na base de dados dos Periódicos da Capes e BielefeldAcademic Search Engine (BASE) com os termos “tuberculose”, “presídio” e “brasileiros”. A busca totalizou34 documentos, dos quais somente 8 foram utilizados para a referida pesquisa. Resultados e conclusão:A partir dos dados obtidos foi possível observar altas taxas de infecção por tuberculose nos presídiosbrasileiros, baixa informação sobre a doença e precariedade no atendimento dos infectados, além dessaenfermidade apresentar associação com o tempo de permanência na prisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).