Relações familiares de mulheres em hemodiálise
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3283Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica, Mulheres, Família, EnfermagemResumo
Introdução: A notícia de uma doença que torna a pessoa dependente de uma máquina, como é o caso dahemodiálise, pode gerar angústias e medo do desconhecido. A pessoa com a doença renal crônica depende decuidados e a família caracteriza-se como elemento fundamental no processo de atendimento às necessidadesdo doente; entretanto, as emoções presentes nas relações familiares podem ser consideradas negativas oupositivas, uma vez que a complexidade de cada família configura as diferenças e as congruências de cadapessoa. Objetivo: Conhecer as relações familiares de mulheres em hemodiálise no contexto da doençarenal crônica. Materiais e métodos: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado em 2012 emum serviço de nefrologia. Participaram seis mulheres em tratamento hemodialítico, que responderama questões abertas e fechadas e tiveram seus genogramas de família elaborados por um instrumento.Para a análise, foi realizada leitura exaustiva dos dados, codificações e agregações aos núcleos temáticos.Resultados: Os núcleos temáticos envolveram as relações familiares negativas e positivas vivenciadaspelas mulheres em hemodiálise. Nas relações familiares negativas, apareceram as dificuldades da famíliaem prestar atenção, fornecer apoio e compreender as demandas de cuidados geradas pelo tratamentohemodialítico, havendo conflitos e abandono em alguns casos. Nas relações familiares positivas, houve oamparo, a compreensão e o cuidado de acordo com as necessidades encontradas. Conclusões: As relaçõesfamiliares negativas ou positivas das mulheres com doença renal em hemodiálise podem estar vinculadasàs relações interpessoais já existentes. Assim, conhecer as relações familiares das mulheres em hemodiálisepode promover adequada intervenção nos aspectos da vida familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).