Avaliação dos efeitos da suplementação com vitaminas E e C sobre os ácinos da glândula parótida de ratos diabéticos crônicos: análise morfológica e quantitativa

Autores

  • Ângela Maria Pereira Alves Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil
  • Éder Paulo Belato Alves Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil
  • Josiane Medeiros de Mello Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil
  • Jacqueline Nelisis Zanoni Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil
  • Danielle das Neves Bespalhok Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil
  • Cássio Rafael Moreira Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil
  • Fernanda Ferrari Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n47.3533

Palavras-chave:

Glândula parótida, Diabetes mellitus, Vitamina E, Vitamina c, Suplementação em ratos, Ácinos

Resumo

Em animais e indivíduos diabéticos, são evidentes as alterações na morfofisiologia das glândulas parótidas.Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da suplementação com vitaminas E e C sobre os parâmetrosmorfoquantitativos acinares da glândula parótida de ratos diabéticos induzidos por estreptozootocina.Vinte ratos machos foram distribuídos nos grupos normoglicêmico (N), diabético (D), normoglicêmicosuplementado com vitaminas E e C (NEC) e diabético suplementado com vitaminas E e C (DEC). Aos 210dias de idade, após eutanásia, foi extraída a parótida e foram feitos cortes histológicos submetidos à técnicade coloração HE. Parâmetros fisiológicos, como massa corporal, consumos de água e ração e glicemia dejejum, foram analisados. Quantificaram-se todos os ácinos de 20 imagens. Verificou-se maior densidadeacinar média no grupo NEC (p<0,05) em relação ao grupo N. O mesmo resultado foi observado para ogrupo DEC (p<0,05) em relação ao grupo D. Foi mensurada a área (?m2) de 500 ácinos em cada grupoestudado. Houve redução (p<0,05) na área acinar dos ratos dos grupos D e DEC em relação ao grupo N eNEC. O grupo DEC apresentou maior área acinar média (p<0,05) quando comparado ao grupo D. Comrelação aos parâmetros morfoquantitativos, a suplementação com as vitaminas E e C foi positiva tantopara animais normoglicêmicos quanto para aqueles que apresentavam a condição de diabetes. Contudo,não houve alterações significativas nos parâmetros fisiológicos de ratos com ou sem suplementação com asvitaminas E e C na comparação entre os grupos normoglicêmicos e entre os grupos diabéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Pereira Alves, Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil

Doutora em Ciências Biológicas.

Josiane Medeiros de Mello, Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil

Doutora em Ciências Biológicas.

Danielle das Neves Bespalhok, Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil

Bióloga, Mestre em Genética e Melhoramento e Doutoranda em Genética e Melhoramento no Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS