TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE E SUA RELAÇÃO COM AS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA NO ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO DE REVISÃO FLEXIBILITY TRAINING AND ITS RELATION WITH DAILY LIFE ACTIVITIES IN AGING: A STUDY REVIEW

Autores

  • Rogério Gallo Ribeiro Universidade de Santo Amaro – Unisa
  • Diogo de Oliveira Domingues Universidade de Santo Amaro – Unisa
  • Victória Alves da Silva Universidade de Santo Amaro – Unisa

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol6n17.364

Palavras-chave:

treinamento de flexibilidade, atividades da vida diária, envelhecimento, aptidão física, estabilidade postural, mobilidade articular.

Resumo

O objetivo desta revisão de literatura foi discutir a aplicação do treinamento de flexibilidade para as atividades da vida diária (AVDs) do idoso. A pesquisa versou sobre programas de flexibilidade isolada ou associada com outras práticas para a melhoria da aptidão física no envelhecimento. Pode-se considerar que, no desempenho das AVDs, o público idoso precisa melhorar sua estabilidade postural, que se encontra alterada devido ao envelhecimento. Para isso, o treinamento de flexibilidade isolado não aparentou ser eficaz, mostrando que, para o ganho de estabilidade postural e movimentos mais amplos e eficazes, o ideal é que o treinamento seja diário e associado a outras práticas, como o treinamento de força.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO