Acolhimento e educação em saúde na sala de espera: avaliação da contribuição das ações para o atendimento odontopediátrico

Danielle Tupinambá Emmi, Mariana Jéssica Mafra Pires

Resumo


Objetivo: Identificar como atividades realizadas na sala de espera contribuem para o condicionamento da criança perante o tratamento odontológico, avaliando a percepção dos responsáveis quanto ao conhecimento de saúde bucal, a percepção das crianças quanto aos hábitos de higiene bucal, empatia com o dentista, envolvimento nas atividades propostas e comportamento durante a consulta. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado de março a junho de 2015, com 30 crianças que aguardavam o primeiro atendimento na Clínica Odontológica Integrada Infantil de uma faculdade pública do norte do Brasil. Crianças e responsáveis responderam a um questionário sobre conhecimentos de saúde bucal e a avaliação acerca da empatia com o dentista. Depois, participaram de atividades educativas e lúdicas promovidas na sala de espera, sendo avaliado seu envolvimento nas atividades pela aluna que executava a ação. Após o atendimento clínico, o aluno responsável pelo atendimento foi interrogado a respeito do comportamento da criança durante a consulta odontológica. Resultados: Há carência de conhecimentos básicos de saúde bucal, demonstrada pelasprincipais queixas dos responsáveis para buscar atendimento odontológico para as crianças:ter uma patologia já instalada (66,7%), a utilização de escova compartilhada (6,7%) e a não utilização do fio dental (66,7%). A maioria das crianças (96,6%) mostrou envolvimento satisfatório nas atividades e comportamento tranquilo (80,0%) durante o atendimento. Conclusão: As atividades de promoção de saúde podem contribuir para a aquisição de conhecimentos por parte das crianças e responsáveis, dando-lhes maior autonomia para o autocuidado, além de contribuir para um comportamento menos estressante e mais colaborador no tratamento odontopediátrico.


Palavras-chave


acolhimento; educação em saúde bucal; odontopediatria

Texto completo:

PDF

Referências


Pedro ICS, Nascimento LC, PoletiLC, Lima RAG, Mello DF, Luiz FMR. O brincar em sala de espera de um ambulatório infantil na perspectiva de crianças e acompanhantes. RevLatAmEnferm.2007;15(2):284-90.

Oliveira MF, Zanchett S,BerndtRLE, Moraes MVM. Motivação no controle do biofilme dental e o aprendizado em relação à saúde bucal em escolares. PublUEPGCiBiol Saúde.2012;18(2):115-20.

Veríssimo DS, Valle ERM. A experiência vivida por pessoas com tumor cerebral e por seus familiares. PsicolArgum.2006;24(45):45-57.

Gomes SSR, Bezerra ACB, Castro AM, Tavares M, Teixeira RR, Espindola FS, et al. Comportamento em crianças pré-escolares na primeira consulta odontológica: relação entre medidas objetivas e subjetivas. J ManagPrim Health Care.2013;4(2):109-8.

Oliveira ET, Lima-Júnior JF, Soares FNCS, Maia ER. A odontologia social no contexto da promoção da saúde. RBPS.2008;21(1):75-9.

Silva JLL. Educação em saúde e promoção da saúde: a caminhada dupla para a qualidade de vida do cliente. Info Promo Saud. 2005;1(1):3.

Alves MU, Volschan BCG, Haas NAT. Education buccal health: sensibilization of children's parents assisted in pediatric dentistry child clinic of two private universities. PesqBrasOdontopedClin Integr.2004;4(1):51-5.

Lima CM, Watanabe MGC, Palha PF. Atenção precoce à saúde bucal: tarefa da equipe de saúde da família. Rev Pediatria.2006;28(3):191-8.

Nora CRD, Mânica F, Germani ARM. Sala de espera uma ferramenta para efetivar a educação em saúde. RevSaud Pesq.2009;2(3):402-6.

Reis FV, Brito JR, Santos JN, Oliveira MG. Educação em saúde na sala de espera: relato de experiência. RevMed Minas Gerais.2014;24(Supl 1):S32-6.

Nascimento LC, Pedro ICS, PoletiLC, Borges, ALV, Pfeifer LI, Lima RAG. O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde. Rev EscEnferm USP.2011;45(2):472-8.

Stutz BL. Explorando o desenho para redução da ansiedade infantil na sala de espera em odontologia. Em Extensão.2011;10(2):162-71.




DOI: https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3643

Indexadores: