AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE IMES EVALUATION OF THE QUALITY OF CARE PROVIDED AT THE IMES UNIVERSITY PHYSIOTHERAPY CLINIC

G. L. C. Silva, Rosamaria R. Gavaz

Resumo


O presente trabalho avaliou a qualidade do atendimento prestado na clínica de fisioterapia da Universidade IMES, por meio de um questionário anônimo, respondido por pacientes que estavam em atendimento nas áreas de Neurologia, Ortopedia, Traumatologia e Angiologia ou Saúde Coletiva. O objetivo específico era identificar os efeitos do atendimento fisioterapêutico na dor e na capacidade funcional dos pacientes. Os resultados finais comprovaram que a maioria dos pacientes referiu que não tinha problemas com os funcionários da portaria, da recepção, da limpeza, com estagiários e com os supervisores. A maioria dos pacientes considerou o atendimento prestado pelos alunos e pelos supervisores como ótimo. Todos os pacientes atendidos indicariam a clínica de fisioterapia para as outras pessoas. Observou-se que houve melhora da dor na Escala Visual Analógica, diminuindo, em média, de 7 para 4. Também houve melhora da capacidade funcional para subir escadas, caminhar, ficar em pé, ficar sentado, lavar a louça, agachar, estender a roupa e para tomar banho. Os pacientes sugeriram algumas mudanças ou melhorias, sendo uma delas o transporte, que muitas vezes faz com que o paciente se atrase para a terapia, assim como o tempo de espera para iniciar o tratamento, a abertura de mais vagas para a hidroterapia, o aumento da freqüência do atendimento e a providência de mais um chuveiro no vestiário feminino.

Palavras-chave


Qualidade, atendimento fisioterapêutico, dor, capacidade funcional, humanização.

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DOI: https://doi.org/10.13037/rbcs.vol5n14.384

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