UM ESTUDO SOBRE A PREVALÊNCIA DO RISCO CORONARIANO EM PRATICANTES DE TÊNIS SURVEY OF CORONARY RISK PREVALENCE IN TENNIS PRACTITIONERS

Autores

  • Ivo Ribeiro de Sá IMES – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Kathya Maria Ayres de Godoy Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP),
  • Luciana Casais Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Ary Ayres de Godoy Junior

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol2n4.462

Palavras-chave:

risco coronariano, tênis e praticantes de tênis.

Resumo

Este é um estudo de natureza quantitativa, desenvolvido com os praticantes de tênis da “Winner Tennis Academia”, situada na cidade do Salvador–BA, que objetivou identificar a prevalência do risco coronariano nos mesmos. Na coleta de dados utilizamos três instrumentos de avaliação: uma anamnese, uma avaliação física e um modelo adaptado de avaliação do risco coronariano da Michigan Heart Association. Os resultados identificaram que 40% dos praticantes de tênis da academia supra-citada possuem um risco médio para doenças coronarianas. Assim evidenciamos a importância de sugerir aos clubes e academias onde existe atividade do tênis que seus praticantes sejam orientados para a necessidade de se realizar um teste de esforço antes de iniciar esse esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS