SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA, ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DO PANORAMA BRASILEIRO.

Leonardo Maso Nassar, Alisson Maxwell Ferreira Andrade, Jorge Luis Sánchez Arévalo

Resumo


Introdução: A Síndrome de Burnout ou, simplesmente, Burnout é uma síndrome psicológica que surge no cenário de estresse relacionado ao trabalho prolongado, sendo caracterizada como um estado crônico de exaustão emocional, acompanhado por uma tendência para despersonalizar os outros e um senso de realização pessoal diminuído devido ao enfrentamento de situações de trabalho exigentes. As profissões de cuidados de saúde são geralmente consideradas de alto risco para síndrome de Burnout. Do mesmo modo, o Burnout tem sido documentado com altos níveis em estudantes de cursos da área da saúde.

Objetivos: mapear a literatura disponível para fornecer uma visão geral sobre os estudos que analisaram Síndrome de Burnout em estudantes de graduação dos cursos da área da saúde em faculdades no Brasil.

Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura baseada nas diretrizes do Joanna Briggs Institute com a aplicação da mnemônica População, Conceito e Contexto.

Resultados: A aplicação dos critérios de elegibilidade possibilitou a seleção final de quinze estudos. Do total, oito estudos analisaram alunos do curso de medicina, cinco estudos analisaram alunos do curso de enfermagem, dois estudos analisaram os alunos do curso de odontologia e nenhum estudo foi encontrado sobre alunos de psicologia.

Conclusão: Apesar de ser um assunto de interesse desde 2009, foram observadas diversas carências e oportunidades para estudos futuros, principalmente na área da psicologia.

Palavras-chave


Estudantes de Medicina, Estudantes de Enfermagem, Estudantes de Odontologia, Estudante de Psicologia, Síndrome de Burnout, Burnout

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DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol16n57.5316