SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA, ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA E PSICOLOGIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DO PANORAMA BRASILEIRO.

Autores

  • Leonardo Maso Nassar Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Alisson Maxwell Ferreira Andrade Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Jorge Luis Sánchez Arévalo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol16n57.5316

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, Estudantes de Enfermagem, Estudantes de Odontologia, Estudante de Psicologia, Síndrome de Burnout, Burnout

Resumo

Introdução: A Síndrome de Burnout ou, simplesmente, Burnout é uma síndrome psicológica que surge no cenário de estresse relacionado ao trabalho prolongado, sendo caracterizada como um estado crônico de exaustão emocional, acompanhado por uma tendência para despersonalizar os outros e um senso de realização pessoal diminuído devido ao enfrentamento de situações de trabalho exigentes. As profissões de cuidados de saúde são geralmente consideradas de alto risco para síndrome de Burnout. Do mesmo modo, o Burnout tem sido documentado com altos níveis em estudantes de cursos da área da saúde.

Objetivos: mapear a literatura disponível para fornecer uma visão geral sobre os estudos que analisaram Síndrome de Burnout em estudantes de graduação dos cursos da área da saúde em faculdades no Brasil.

Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura baseada nas diretrizes do Joanna Briggs Institute com a aplicação da mnemônica População, Conceito e Contexto.

Resultados: A aplicação dos critérios de elegibilidade possibilitou a seleção final de quinze estudos. Do total, oito estudos analisaram alunos do curso de medicina, cinco estudos analisaram alunos do curso de enfermagem, dois estudos analisaram os alunos do curso de odontologia e nenhum estudo foi encontrado sobre alunos de psicologia.

Conclusão: Apesar de ser um assunto de interesse desde 2009, foram observadas diversas carências e oportunidades para estudos futuros, principalmente na área da psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Secomb J. A systematic review of peer teaching and learning in clinical education. J Clin Nurs. 2008; 17 (6): 703-16.

Ladyshewsky R. A quasi-experimental study of the differences in performance and clinical reasoning using individual learning versus reciprocal peer coaching. Physiotherapy Theory and Practice. 2008;18 (1): 17–31.

Salmela-Aro K, Kiuru N, Leskinen E, Nurmi J-E. School burnout inventory (SBI) reliability and validity. European Journal of Psychological Assessment. 2009; 25 (1): 48-57.

Skodova Z, Lajciakova P. The effect of personality traits and psychosocial training on burnout syndrome among healthcare students. Nurse Education Today. 2013; 33 (11): 1311-1315.

Santos VEP, Radünz V. O estresse de acadêmicas de enfermagem e a segurança do paciente. Rev. enferm. 2011; 19 (4): 616-20.

Polman R, Borkoles E, Nicholls AR. Type D personality, stress, and symptoms of burnout: The influence of avoidance coping and social support. British Journal of Health Psychology. 2010; 15 (3): 681-696.

Dyrbye LN, Thomas MR, Harper W, Massie Jr. FS, Power DV, Eacker A, Szydlo DW, Novotny PJ, Sloan JA, Shanafelt TD. The learning environment and medical student burnout: A multicentre study. Medical Education. 2009; 43 (3): 274-282.

Nicola R, McNeeley MF, Bhargava P. Burnout in radiology. Current Problems in Diagnostic Radiology. 2015; 44 (5): 389-390.

Maslach C, Schaufeli WB, Leiter MP. Job burnout. Annual Review of Psychology. 2001; 52 (1): 397-422.

Leiter MP, Maslach C. Latent burnout profiles: A new approach to understanding the burnout experience. Burnout Research. 2016; 3 (4): 89-100.

Batista KM, Bianchi ERF. Estresse do enfermeiro em unidade de emergência. Ver Latino-Am Enfermagem. 2006; 14: 534-9.

Alarcon G, Eschleman KJ, Bowling NA. Relationships between personality variables and burnout: A meta-analysis. Work and Stress. 2009; 23 (3): 244-263.

Maslach C, Jackson SE. The measurement of experienced burnout. Journal of Organizational Behavior. 1981; 2 (2): 99-113.

Kinser P, Braun S, Deeb G, Carrico C, Dow A. Awareness is the first step: An interprofessional course on mindfulness & mindful-movement for healthcare professionals and students. Complementary Therapies in Clinical Practice. 2016; 25 (1): 18-25.

Volpe U, Luciano M, Palumbo C, Sampogna G, Del Vecchio V, Fiorillo A. Risk of burnout among early career mental health professionals. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing. 2014; 21 (9): 774-781.

Dyrbye LN, Thomas MR, Massie FS, Power DV, Eacker A, Harper W, Durning S, Moutier C, Szydlo DW, Novotny PJ, Sloan JA, Shanafelt TD. Burnout and suicidal ideation among U.S. medical students. Ann Intern Med. 2008; 5 (149): 334–341.

Wolf MR, Rosenstock JB. Inadequate Sleep and Exercise Associated with Burnout and Depression among Medical Students. Academic Psychiatry. 2017; 2 (1): 174-179.

Joanna Briggs Institute - Methodology for JBI Scoping Reviews. https://reviewersmanual.joannabriggs.org/display/MANUAL/Chapter+11%3A+Scoping+reviews. Acessado em 18 de Janeiro de 2018.

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para construção da pergunta de pesquisa e a busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2007; 15 (3): 508-511.

Benevides-Pereira AMT, Gonçalves MB. Transtornos emocionais e a formação em Medicina: um estudo longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica. 2009; 33 (1): 10–23.

Costa EFO, Santos SA, Santos ATRA, Melo EV, Andrade TM. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics. 2012; 67 (6): 573-579.

Pagnin D, De Queiroz V, Oliveira Filho MAD, Gonzalez NVA, Salgado AET, Oliveira BCE, Lodi CS, Melo RMDS. Burnout and career choice motivation in medical students. Medical Teaching. 2013; 35(5):388-94.

Pagnin D, de Queiroz V, Carvalho YT, Dutra AS, Amaral MB, Queiroz TT. The relation between burnout and sleep disorders in medical students. Academic Psychiatry. 2014; 38(4):438-44.

Paro HBMS, Silveira PSP, Perotta B, Gannam S, Enns SC, Giaxa RRB, Bonito RF, Martins MA, Tempski PZ. Empathy among Medical Students: Is There a Relation with Quality of Life and Burnout? PLoS ONE. 2014; 9(4): e94133.

Pagnin D, De Queiroz V. Influence of burnout and sleep difficulties on the quality of life among medical students. Springerplus. 2015; 4: 676.

Almeida GC, Souza HR, Almeida PC, Almeida BC, Almeida GH. The prevalence of burnout syndrome in medical students. Archives Clinical Psychiatry. 2016; 43 (1):6-10.

Lucchetti G, Damiano RF, DiLalla LF, Lucchetti ALG, Moutinho ILD, da Silva EO, Kevin DJ. Cross-cultural Differences in Mental Health, Quality of Life, Empathy, and Burnout between US and Brazilian Medical Students. Academic Psychiatry. 2017. No prelo.

Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Ramos AM, Silveira RS, Barlem ELD, Ernandes CM. Manifestações da síndrome de burnout entre estudantes de graduação em enfermagem. Enfermagem. 2013; 22 (3): 754-762.

Corral-Mulato S, Bueno SMV. (Des) conhecimento da Síndrome de Burnout entre acadêmicos de enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ. 2014; 22 (2): 206-211.

Rueda FJM, Alves SMM, Baptista MN. Evidência de validade preliminar da escala de depressão (EDEP): um estudo com alunos de enfermagem. Psicologia Argumento. 2014; 32 (79): 107-117.

Tomaschewski-Barlem JG, Lunardi VL, Lunardi GL, Barlem ELD, Silveira RS, Vidal DAS. Burnout syndrome among undergraduate nursing students at a public university. Revista Latinoamericana de Enfermagem. 2014; 22 (6): 934–941.

da Silva RM, Goulart CT, Lopes LFD, Serrano PM, Costa ALS, de Azevedo Guido L. Hardy personality and burnout syndrome among nursing students in three Brazilian universities-an analytic study. BMC Nursing. 2014; 13 (1): 9-13.

Garbin ASC, Saliba AN, Santos RR, Prado RL, Garbin AJI. Burnout en estudiantes de odontología: evaluación a través mbi - versión estudiantes. Medicina y Seguridad del Trabajo. 2012; 58 (229): 327-334.

Nani BD, Lima PO, Marcondes FK, Groppo FC, Rolim GS, Moraes AB, Cogo-Muller K, Franz-Montan M. Changes in salivary microbiota increase volatile sulfur compounds production in healthy male subjects with academic-related chronic stress. PLoS ONE. 2017; 12 (3): e0173686.

Downloads

Publicado

2018-11-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO