AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE PLACA VISÍVEL ANTES E DEPOIS DE SESSÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS

Marcia de Freitas Oliveira, Sarita Zanchett, Andryu Weslley Candido Oliveira

Resumo


Introdução: A manutenção de uma boa saúde bucal está diretamente relacionada com a habilidade de um indivíduo controlar a placa bacteriana. Projetos de educação em saúde, principalmente em escolares, tem proporcionado o desenvolvimento de melhores técnicas de escovação e uso de fio dental, tão importantes para dentes hígidos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o índice de placa bacteriana em escolares antes e após sessões de educação em saúde bucal na EBM Conselheiro Mafra, Blumenau SC dentro do projeto “FURBmóvel é Saúde e Mais Educação”. Materiais e métodos: Foi realizado um levantamento do índice de cárie através do índice de dentes decíduos cariados, extraídos ou obturados (CEO) e do índice de dentes permanentes cariados, perdidos ou obturados (CPOD. Realizou-se também a evidenciação de placa bacteriana e foi anotado o índice de higiene oral simplificado (IHOS).  Resultados: Após 4 semanas de educação em saúde bucal, foi realizado novamente o índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). Este trabalho incluiu 44 escolares com média de idade de 5,81 anos. O índice de ceo médio foi 2,54. O índice CPO-D médio foi 0,09. O IHOS médio inicial foi 2,09 e o IHOS médio final foi 1,79. Essa diferença foi significativa segundo o teste t de Student (p=0,0203). Conclusão: Este trabalho mostrou a eficácia quanto a redução do índice de placa bacteriana em escolares após 4 sessões de educação em saúde bucal.


Palavras-chave


Educação em saúde, desenvolvimento infantil, prevenção primária.

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DOI: https://doi.org/10.13037/ras.vol17n60.5429

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