USO PROBLEMÁTICO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol17n61.6099

Palavras-chave:

Psicotrópicos, Transtornos Mentais, Estudantes de Enfermagem.

Resumo

Introdução: Os universitários são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças mentais devido à constante presença de fatores estressores durante a graduação.  Os transtornos mentais são responsáveis por cerca de 13% das doenças no mundo, sendo que 90% dos casos são classificados como transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e a somatização. As diversas cobranças, exigências e pressões internas e externas durante a graduação podem levar o acadêmico a desistir da futura profissão ou até mesmo desenvolver doença psíquica, que frequentemente, associam-se ao uso abusivo de substância psicoativa. Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar as associações entre uso problemático de álcool e de outras drogas, estresse, ansiedade e depressão em estudantes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa realizado com 202 estudantes de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo informações sociodemográficas, Teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias e Escala de estresse, depressão e ansiedade. Resultados: O uso de risco do álcool, tabaco e maconha foram às substâncias mais usadas e associadas ao estresse, depressão e ansiedade em níveis mais severos. A depressão foi correlacionada positivamente com uso de álcool, tabaco e maconha; estresse com uso de álcool e/ou maconha e ansiedade com maconha. Conclusão: A promoção de saúde mental, prevenção do uso de drogas entre jovens universitários durante a graduação é fundamental, com vistas à oferta de estratégias de prevenção ao uso de drogas e acolhimento desses estudantes.

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Biografia do Autor

Priscilla Larissa Silva Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Enfermagem (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-Graduanda do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral ao Paciente com Necessidades Especiais pela Universidade Federal de Uberlândia

Gabriel Terencio Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Enfermagem (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia.

Isadora Eufrásio de Brito, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Enfermagem (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-Graduanda do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.

Caio Augusto de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Enfermagem (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia.

Marcelle Aparecida de Barros Junqueira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente Adjunto pela Universidade Federal de Uberlândia

Sandra Cristina Pillon, Universidade de São Paulo

Docente pela Universidade de São Paulo

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2019-12-09