TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO ASSOCIADO A PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS ESCOLARES COM RISCO À CÁRIE DENTÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol18n64.6474

Palavras-chave:

Cárie dentária, Tratamento dentário restaurador atraumático, Promoção da saúde, Odontologia em saúde pública

Resumo

                                  

Introdução: a cárie dentária ainda é considerada um problema de saúde pública com relevante impacto na saúde das pessoas. As ações educativas no âmbito da saúde bucal possibilitam a criação de hábitos e noções de autocuidado, especialmente quando desenvolvidas em ambientes estimuladores, como as escolas. O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) caracteriza-se como uma abordagem que enquadra-se na proposta da Odontologia de mínima intervenção, sendo uma das principais opções para o tratamento de lesões cariosas em pré-escolares. Objetivo: realizar uma revisão de literatura com ênfase na aplicação do TRA associado à promoção em saúde bucal em crianças escolares com risco à cárie. Método: revisão integrativa da literatura, composta por estudos publicados entre os anos de 2010 e 2020, encontrados nas bases de dados SciELO, LILACS e Portal de Periódicos CAPES e selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: foram encontrados 6 artigos publicados. Os estudos abordam intervenções em ambientes escolares que fizeram uso do TRA junto com as demais atividades de promoção e prevenção em saúde bucal. Conclusão: essa integração de ações proporciona resultados bastante satisfatórios na saúde bucal de escolares, na medida em que reduz a incidência de novas lesões cariosas e promove uma maior longevidade das restaurações.

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Biografia do Autor

Matheus dos Santos Fernandez, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

                                                                 

Camilla Hubner Bielavski, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

                                                         

Vanessa dos Santos Viana, Docente ajunta no Curso de Odontologia da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil

                                                      

Cristiane Costa da Cunha Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil

                                                

Guadalupe Sales Ferreira, Docente ajunta no Curso de Odontologia da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil

                        

Simone Alves Garcez Guedes, Docente ajunta no Curso de Odontologia da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil

                     

Jamille Alves Araújo Rosa, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil

                                                                

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Publicado

2020-07-23