Fatores determinantes da adesão de hipertensos a conduta dietoterápica

Autores

  • Lais Tatiele Massing
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol13n43.2473

Palavras-chave:

nutrição

Resumo

Introdução: No Brasil, a hipertensão é um grave problema para a saúde pública. Cerca de 17 milhões de brasileiros são hipertensos, dos quais 35% são adultos com 40 anos ou mais. Objetivo: O estudo objetivou avaliar os fatores determinantes da adesão de hipertensos a uma conduta dietoterápica. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em um município do noroeste do Rio Grande do Sul, com 95 adultos e idosos cadastrados como hipertensos no programa Estratégia Saúde na Família I (ESF I). A amostra foi do tipo não probabilística, e os dados foram coletados por meio da técnica de seminário; na organização deste levaram-se em conta tópicos para discussão em pequenos grupos, com exposição na plenária final para validação. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise temática, cujos resultados permitem inferir que os hipertensos têm conhecimento sobre a conduta dietoterápica recomendada como terapêutica não farmacológica. Resultados: Os motivos apontados como determinantes da falta de cuidado no controle da hipertensão são fatores intrínsecos, como as características pessoais de negação da doença, teimosia, compulsão e negligência; como fatores extrínsecos, foram apontadas a situação financeira e a dificuldade de acesso ao alimento integral. Discussão: A cronicidade dessa enfermidade gera um impacto muito grande na vida das pessoas e impõe adaptações. Os fatores culturais influenciam o modo de agir frente às situações de saúde ou doença. Conclusão: O estudo permitiu observar o conhecimento dos pacientes quanto ao tratamento não medicamentoso e notou a importância de novas estratégias de controle da hipertensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Tatiele Massing

Nutricionista, especialista em gestão de negocioes em alimentação coletiva, cursando especialização em nutrição clínica. Atualmente atuando em saúde pública e merenda escolar

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, Mestrado em Envelhecimento Humano, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – Universidade de Passo Fundo – UPF, líder do Grupo de Pesquisa Vivencer CNPq/UPF.

Downloads

Publicado

2015-03-16

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS