- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Categorias dos manuscritos
Foco e Escopo
A revista Comunicação & Inovação é um periódico científico de publicação quadrimestral com o objetivo de publicar artigos empíricos ou teóricos inéditos que representem um avanço significativo para o campo da comunicação. Não cobra taxas para submissão, publicação e acesso aos artigos. Desde a publicação do primeiro número, em 2000, o periódico tem mantido sua periodicidade sem atraso e adota o sistema SEER para subissão e avaliação de manuscritos (http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/about/submissions#onlineSubmissions). Está classificada como “B1” pelo programa QUALIS/CAPES em Comunicação & Informação. A revista Comunicação & Inovação aceita artigos inéditos e originais, em português, inglês ou espanhol. Prioriza abordagens críticas e inovadoras no campo da Comunicação e os estudos de natureza aplicada ou estratégica, que tenham como escopo a divulgação de conhecimentos que possam ser implementados a partir de produtos, planos, processos e práticas de intervenção. Sua missão é disseminar o conhecimento para avanço do campo da comunicação a partir de metodologias inovadoras que contemplem temas interdisciplinares a serem abordados nos mais diversos desenhos de pesquisa.
Dessa forma, encontra-se aberta a professores, pesquisadores, profissionais e estudantes envolvidos com o campo da Comunicação Social e que tenham, no mínimo, o nível de Doutor para assinarem como autor principal ou único. Poderão ser aceitos, também, mestrandos, mestres e doutorandos em co-autoria com Doutores. Artigos já publicados em anais de congressos só serão aceitos se tiverem - no mínimo - 30% de conteúdo diferente/ampliado do original. Nesses casos, o autor deve informar o editor que o trabalho já foi publicado, citando o evento.
Políticas de Seção
Artigos
Os artigos devem seguir os padrões e critérios estabelecidos nas normas para publicação de artigos.
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Dossiê Pesquisa Aplicada em Comunicação 2018
Editores- Rebeca Guedes de Oliveira
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Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos enviados serão submetidos aos editores e à equipe de pareceristas para avaliação, que sugerirá a publicação ou não, ou ainda reformulação. A avaliação dos originais será realizada por pelo menos dois membros do Conselho Consultivo ou parecerista ad hoc. Os avaliadores possuem, no mínimo, o grau de Doutor e atuação na área de Comunicação Social.
Artigos e trabalhos que utilizem experimento com seres vivos precisam anexar autorização de comitê de ética.
Periodicidade
A revista publica edições quadrimestrais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Categorias dos manuscritos
Artigo original:resultado de pesquisa empírica, com metodologia claramente descrita, discussão aprofundada e relacionada com a literatura científica nacional e internacional.
Estudo teórico: análise de teorias ou métodos que sustentam a ciência da Comunicação ou de áreas correlatas e interdisciplinares que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento e da inovação no campo da comunicação.
Artigos de revisão: análise de estudos primários, quantitativos ou qualitativos, tendo por finalidade a busca de evidências que fundamentem as repsostas aos problemas de pesquisa da investigação.
Relato de experiência profissional: estudo de situação de interesse para a atuação de profissionais da comunicação e áreas correlatas, contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos com estratégias de intervenção ou evidência metodológica apropriada para a avaliação da eficácia de um produto ou processo comunicacional aplicado no campo de práticas profissionais que envoklvem a comunicação.
Editorial: Essa categoria de texto é publicada mediante convite do editor. Não é submetida à avaliação por pares.