Jogos Narrativos: aproximação da narração da cultura oral com os jogos de videogame

Autores

  • Gustavo Magliano Audi Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fátima Regis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol12n22.1153

Palavras-chave:

Narrativa, Jogos, Oralidade, Escrita

Resumo

O artigo tem como objetivo destacar algumas características que a narrativa na tradição oral possui em comum com a lógica de construção e utilização dos jogos narrativos de videogame. Além disso, este trabalho faz uma diferenciação entre as funções de autor, narrador e jogador. E, por último, sugere o uso da linguagem oral, da escrita e da possibilidade de ação do jogador em diferentes momentos do jogo.

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Biografia do Autor

Fátima Regis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Possui doutorado (2002) e mestrado (1996) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É sócia-fundadora e pertence ao Conselho Consultivo Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Coordena o Núcleo de Pesquisa em Cibercultura da Intercom. Coordena o Laboratório de Pesquisa Comunicação, Entretenimento e Cognição (CiberCog) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGC-UERJ). Foi Coordenadora do PPGC-UERJ no biênio 2008-2010 e Coordenadora Adjunta no biênio 2006-2008. É bolsista do Programa Prociência UERJ/FAPERJ.

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Publicado

2011-08-17