Comunicação ambiental como campo de práticas e de estudos

Autores

  • Sonia Aguiar PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Jean Fábio Cerqueira Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol13n24.1474

Palavras-chave:

comunicação ambiental, ideologias ambientais, discursos ambientais

Resumo

A comunicação ambiental vem se constituindo como um amplo campo de práticas e estudos ainda pouco explorado na literatura acadêmica brasileira, na qual predominam pesquisas empíricas sobre jornalismo ambiental e o papel da mídia na educação ambiental. Este artigo é parte de um esforço mais amplo de mapear o estado da arte das pesquisas no campo, com atenção especial aos seus referenciais ideológicos e discursivos. Para isso, busca identificar, através de uma análise bibliográfica comparada, um quadro de referência teórico-conceitual e metodológico que possa contribuir para futuros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Aguiar, PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Dra. em Comunicação/ Ciência da Informação; profa. do PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe; coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA); pesquisadora do Geocom - Geografias da Comunicação.

Jean Fábio Cerqueira, Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Prof. do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Doutorando do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Prodema-UFS; pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA).

Downloads

Publicado

2012-07-04