Mídia e educação: a necessidade do multiletramento

Autores

  • Mônica Pegurer Caprino Universidade Municipal de São Caetano do Sul/Universidad Autónoma de Barcelona
  • Arquimedes Pessoni Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Ana Silvia Moço Aparício Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1781

Palavras-chave:

letramento midiático, leitura, jornal na sala de aula.

Resumo

Os estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital.  Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional.

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Biografia do Autor

Mônica Pegurer Caprino, Universidade Municipal de São Caetano do Sul/Universidad Autónoma de Barcelona

Doutora em Comunicação, especialista em Comunicação e Educação, professora convidada da Universidade Autônoma de Barcelona, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS


Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Comunicação, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Linguística Aplicada, especialista em Leitura e Produção de Texto, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS

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Publicado

2013-07-13