Mídia e educação: a necessidade do multiletramento

Mônica Pegurer Caprino, Arquimedes Pessoni, Ana Silvia Moço Aparício

Resumo


Os estudos de Media Literacy (literacia ou letramento midiático) tem indicado que a interação entre comunicação e educação é imprescindível para o século XXI. Partindo dessa concepção, este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade do letramento midiático no âmbito da educação básica para o incremento de várias competências, inclusive as relacionadas à leitura do texto impresso. Este artigo partiu de dados de pesquisa de campo realizada de 2008 a 2011, por pesquisadores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Brasil) e que incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos. Em torno de 600 alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas responderam periodicamente a testes de compreensão de leitura de notícias de jornais impressos. Os resultados mostraram que os adolescentes tem dificuldade em habilidades básicas de leitura como reconhecer informações explícitas ou estabelecer conexões entre informações. Já as entrevistas com professores e alunos introduziram o tema das tecnologias, comparando os hábitos de leitura e as opiniões sobre o texto impresso e o digital.  Os dados empíricos e a revisão bibliográfica realizada mostram que o letramento midiático pode contribuir para o incremento das competências relacionadas ao letramento tradicional.


Palavras-chave


letramento midiático, leitura, jornal na sala de aula.

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DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol14n26.1781

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ISSN 2178-0145