Entre o que se vê e o que se fala: a metodologia da História Oral na construção das narrativas fotojornalísticas contemporâneas

Autores

  • José Afonso Silva Jr Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Comunicação PPGCOM - UFPE.
  • João Guilherme de Melo Peixoto Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PPGCOM - UFPE. Professor do Bacharelado em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Bolsista de doutorado sanduíche na Univ. de Navarra, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol16n30.2715

Palavras-chave:

Fotojornalismo, História Oral, Narrativa.

Resumo

Este trabalho objetiva correlacionar a metodologia de produção de conteúdo visual através da narrativa oral e da História Oral com o surgimento de novos formatos de estruturação visual na fotografia de imprensa. Como marco metodológico, optou-se por abordar aspectos referentes à prática fotojornalística que apontam para uma progressiva aproximação desta com elementos que, segundo Portelli (2003), podem ser destacados na metodologia da História Oral. Definiu-se como corpus de análise deste artigo a produção multimídia vencedora da edição 2014 do prêmio Word Press Photo, Staff Riding.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Afonso Silva Jr, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Programa de Pós-Graduação em Comunicação PPGCOM - UFPE.

Jornalista formado pela UFPE (1992);
Professor/Pesquisador PPGCOM-UFPE;

Mestre (2000) e Doutor (2006) em Comunicação e Culturas Contemporâneas, Facom-UFBA (Salvador-Bahia).

Pós-doutor (2011) em estudos de jornalismo, Univ. Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha).

Professor e Pesquisador do Curso de Comunicação da UFPE, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).

João Guilherme de Melo Peixoto, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, PPGCOM - UFPE. Professor do Bacharelado em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Bolsista de doutorado sanduíche na Univ. de Navarra, Espanha.

jornalista formado (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Mestre (2012) e Doutorando (2012-atual) em Comunicação pelo PPGCOM - UFPE.

Assessor de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (atual).

Downloads

Publicado

2015-02-25