A cidade que não cala: o samba da Pedra do Sal e as formas de comunicação contemporâneas na região portuária do Rio Janeiro

Autores

  • Raquel Paiva Professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária e do Instituto Nacional de Estudos em Comunicação Comunitária. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Guilherme Oliveira Curi Mestre em Sociologia pela University College Dublin. Doutorando do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3912

Palavras-chave:

Comunicação. Cultura contemporânea. Música.

Resumo

O objetivo é compreender a cidade a partir das expressões artísticas que se dão na zona portuáriado Rio de Janeiro, local historicamente marcado por encontros interculturais e polifônicos. Para tal, atenta-se para os possíveis diálogos entre a cultura local, que tem como suas mais latentes expressões simbólicas o samba da Pedra do Sal e a intervenção política promovida por gestores públicos municipais. Pergunta-se: o que de fato está em jogo no discurso de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro? Quais aspectos da contemporaneidade podem ser apontados nesse projeto urbanístico e comunicacional?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Paiva, Professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária e do Instituto Nacional de Estudos em Comunicação Comunitária. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Pofessora titular da Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadora CNPq. Coordenadora do  Laboratório de Esctudos em Comunicação Comunitária (LECC) e do Instituto Nacional de Estudos em Comunicação Comunitária (Inpecc).

Guilherme Oliveira Curi, Mestre em Sociologia pela University College Dublin. Doutorando do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestre em Sociologia pela University College Dublin. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Diaspotics.

Downloads

Publicado

2016-06-20