Narrativas visuais urbanas: uma análise das representações da Praça da Alfândega no Instagram

Autores

  • Eduardo Campos Pellanda Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professor membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da PUC-RS.
  • Gabrielli Tiburi Soares Pires Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
  • Luiza Carolina dos Santos Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3927

Palavras-chave:

Cultura da mobilidade. Analítica Cultural. Narrativa visual.

Resumo

O presente artigo utiliza a metodologia da Analítica Cultural (MANOVICH, 2011) a fim de analisar a narrativa visual urbana da Praça da Alfândega, local turístico situado no centro de Porto Alegre, em dois períodos, durante e após a Feira do Livro, comparando-os e apontando indícios da formação de uma linguagem visual característica do local. Conclui-se que os registros feitos durante o evento evidenciam uma conexão social e um pertencimento à comunidade, transformando assim o lugar em espaço, onde a sociabilização reapropria os significados da geografia das interações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Campos Pellanda, Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e professor membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da PUC-RS.

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, Professor emembro do PPGCOM da mesma instituição.

Gabrielli Tiburi Soares Pires, Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grandedo Sul (PPGCOM – PUCRS).

Luiza Carolina dos Santos, Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-06-20