Arquiteturas da subversão no cinema brasileiro: Que horas ela volta?

Autores

  • Rafael Tassi Teixeira Doutor em sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Vice-coordenador, docente e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGComUTP). Professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
  • Sandra Fischer Pós-doutora em cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO – UFRJ, 2009) e doutora em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP, 2002). Docente e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3930

Palavras-chave:

Cinema brasileiro contemporâneo. Ana Muylaert. Que horas ela volta? Cidade e sociedade brasileira contemporânea. Arquitetura e subversão.

Resumo

O artigo trata da potência subversiva que se alojanas imagens de Que horas ela volta? (Brasil,2015, Ana Muylaert), particularmente naquelasque dizem respeito à arquitetura da casa e aosespaços da cidade. O filme, que tem lugar emambientes urbanos típicos da família de classemédia alta do Brasil contemporâneo, articulaenquadramentos de espaços públicos e privadosnos quais se desenvolve uma ação que remete,em certa medida, à dinâmica “casa-grande e senzala” (Gilberto Freyre). O encadeamento cênicoapresenta a artificialidade de sistemas sociascorrompidos e decadentes e implode, poéticae sintomaticamente, as bases anacrônicas que estruturam relações sociais que subsistem e resistemarticuladas por meio de mecanismos tacitamenteadmitidos e reiterados de exploração esegregação consentidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Tassi Teixeira, Doutor em sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Vice-coordenador, docente e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGComUTP). Professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Vice-Coordenador, pesquisador e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR) e Professor Adjunto da UNESPAR (PR).

Downloads

Publicado

2016-06-20